Torres Vedras

Agenda

PORTRAITS

Dança Contemporânea

Até 15 de setembro 2019 | 16h30

Dança

Evento já ocorrido

Local: Praça Dr. Alberto Manuel Avelino, Praça do Município e Chafariz dos Canos - Torres Vedras

Esta atividade integra o(s) programa Santa Cruz.365 | Onda de Verão

O novo projeto de longo prazo de Ricardo Ambrozio, que consiste de 40 peças nos próximos 5 anos até o seu 40º aniversário. Em 2019 as primeiras 8 manifestações artísticas do projeto estão a ser criadas. Estas obras pertencem ao conceito “Modul'arts” - as peças são moldadas individualmente, sendo baseadas pelos diferentes encontros e ferramentas, tais como media, outras formas de artes e música. Estes permitem combinar e misturar diferentes peças e moldar cada noite e / ou evento para cada local, espaço e público. Em algumas cidades e locais, uma peça será criada em conjunto com o público local e o ambiente que os envolve no dia-a-dia.

Portrait 7: Just I

Criado a partir de extratos do tríptico Mind´s Mausoleum, transformou-se numa peça por si própria, um mergulho no desafiante processo de auto-descoberta onde todas as respostas e perguntas pertencem a ela própria, interpretado por Yeli Beurskens.

Loca: Praça Dr. Alberto Manuel Avelino

Portrait 2: Devour

Devour é um trabalho colaborativo entre a Untamed Productions (Bélgica) e a KNOT Kollektiv (Holanda) examinando luxúria humana para a destruição. O dueto Ali Clarke e Ricardo Ambrózio examina o conceito de Thanatos, ou a pulsão de morte, um termo usado para descrever o posto de Eros, o nosso instinto natural para viver. Será a destruição parte da natureza humana? É um tanto um instinto como a sobrevivência? Ou criámos esta tendência através da nossa evolução social? “Deve ser bom sentir-se tão seguro que tens de inventar novas maneiras de te colocar em perigo” - Rudy Fransisco.

Loca: Praça do Município

Portrait 1: king of nothing

Um solo coreografado e interpretado por Ricardo Ambrózio, o responsável pelo projeto. As cinzas e ressurreição do homem pelas mudanças no tempo, na sociedade e na descoberta de si próprio até o ponto de desaparecer. Um ensaio sobre a solidão numa multidão e o impulso criativo gerado pelo vazio.

Local: Chafariz dos Canos

Ficha técnica e artística
Conceção, criação, interpretação: Ricardo Ambrózio, Yeli Beurskens, Ali Clarke
Desenho de Luz: Arjan Hendrickx
Co-produção: Ilú Dança Teatro
Agradecimento especial: Associação Ilú, Ackerstadtpalast Berlin
Produção: Untamed

 

A companhia UNTAMED foi fundada em agosto de 2014 pelo artista, coreógrafo e bailarino Ricardo Ambrózio um ano antes de decidir deixar a companhia belga Ultima Vez para dedicar toda a sua energia e tempo às suas próprias criações e colaborações.

Untamed, porque, mais do que um fim em si, criar é para Ricardo Ambrózio, um artista independente, uma necessidade que é impossível controlar, domar.

Os seus trabalhos viscerais, fortemente apaixonados e emocionais, defendem uma dedicação total e incondicional tanto do criador quanto do intérprete.

A companhia acolhe cruzamentos de diferentes formas de arte e nacionalidades.

Devido às raízes portuguesas de Ricardo, Untamed construiu uma ponte entre a Bélgica e Portugal em dança. O Summer Intensive Festival, o Contemporary dance solo festival em Malaposta e o Performat,curso de dança intensivo, organizado em colaboração com a associação portuguesa ILÚ foram os resultados visíveis da construção. O Solo festival foi repetido dois anos, o Performact está no terceiro ano e o Summer Intensive ja sete anos. Todos os três podem ser vistos como iniciativas para promover jovens talentos.

Junto às suas criações, Mind’s Mausoleum, Homo Urbanus, Road Trip, A sweet Lullaby to Mister Nameless, Homemade e Raízes Untamed Productions apoia e promove Ricardo Ambrozio como coreógrafo (O Baile para o Balletteatro Porto, Todo para sempre e agora) pela Companhia de Dança de Almada, Bare para o departamento de dança da universidade AP (BE) e Nutshell pela escola superior de artes Fontys (NL) e professor do seu Método Untamed e da dança brasileira Forró internacionalmente.

Informações: 261 320 749 | cultura@cm-tvedras.pt


Atividade Gratuita


Última atualização: 11.09.2019 - 17:40 horas
voltar ao topo ↑