Torres Vedras

Agenda

Aprende, Repara e Dá

Workshop de pequenas reparações

Até 12 de outubro 2019 | 14h00 às 18h00

Formação

Evento já ocorrido

Local: Espaço Primavera - Centro Municipal da Juventude
Destinatários: 12 aos 30 anos

No seguimento do workshop “Repara… é fácil” esta atividade pretende dar continuidade à aprendizagem dos jovens com interesse em tecnologia e eletrónica. Mas desta vez, pretende-se “abrir portas” à comunidade para que possam entregar os seus computadores e monitores avariados, tal como brinquedos eletrónicos e pequenos eletrodomésticos, que após a realização da atividade possam ser doados a famílias carenciadas ou a instituições de carácter social.
Desta forma pretende-se não só a transferência de conhecimento, como dar nova vida ao lixo eletrónico e poder ajudar quem mais necessita.

A aprendizagem inversiva permite a absorção de conhecimento face a uma necessidade.
Esta atividade pretende estimular crianças e jovens ao conhecimento de áreas tecnológicas no sentido inverso, levando-os da necessidade à aprendizagem, com o objetivo de reparar o computador, o monitor, a máquina de café, entre outros.

Vamos analisar, detetar, compreender o que originou a avaria, conhecer os componentes e o seu funcionamento, mas de preferência reparar para dar!

 

Objetivos do workshop

  • Analisar e compreender o que é uma avaria;
  • Conhecer por dentro os equipamentos e os seus componentes;
  • Aprender a utilizar ferramentas e aparelhos de medida;
  • Aprender a trabalhar em equipa;
  • Reutilizar;
  • Dar.

 

Fernando Fidalgo

Tem 46 anos e é profissional do setor aeronáutico. Como hobby é maker, radioamador licenciado, fotógrafo amador e praticante de atividades que vão do espaço, ciência e tecnologia a atividades de natureza. Aos 12 anos de idade construiu a sua primeira camara fotográfica pin-hole e aos 13 anos um emissor de FM em funcionamento até 1988.

A curiosidade pelo desconhecido leva-o constantemente em busca da informação.


Nota: entrega de aparelhos para reparação de 1 a 11 de outubro, no Espaço Primavera – Centro Municipal da Juventude, R. Miguel Bombarda, n.º 6, de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.

Info e inscrições: pij@cm-tvedras.pt


Atividade Gratuita


Publicado: 13.09.2019 - 11:33 horas
voltar ao topo ↑