Torres Vedras

Agenda

Guardiões do Brincar - Abertas as inscrições para novos voluntários

Até 26 de janeiro 2020

Mais

Evento já ocorrido

Local: Torres Vedras

O Brincar de Rua está à procura, para este ano, de super-heróis do brincar em Torres Vedras. O Guardião do Brincar é um voluntário que desafia brincadeiras, monitoriza e acompanha, em conjunto com outros Guardiões, um grupo de crianças (máximo 15) num bairro enquanto as crianças brincam, em segurança. É alguém que é feliz a brincar e está disposto a mudar o mundo (e a sua comunidade) com pequenas ações.

Este grupo, chamado Grupo Comunitário do Brincar, reúne sempre no mesmo dia, horário e local definido pelos Guardiões do grupo e dá tempo e espaço para as crianças brincarem ao ar livre, sem guião ou atividades estruturadas. A energia e as brincadeiras partem da imaginação de cada criança: uma corda pode virar um baloiço; os paus podem construir casas de joaninhas e borboletas; os cartões podem ser foguetões... tudo vale a pena e os ecrãs são a única brincadeira que não entra em cena.

Os Guardiões do Brincar já cruzaram a “Zona do Brincar” em Torres Vedras, mas o programa procura novos voluntários na cidade.

“Decidi ser Guardiã do Brincar porque eu cresci numa aldeia, não tinha telemóvel e andávamos sempre a brincar na rua. Achei que deveria dar oportunidade, às crianças que não a têm, de brincar na rua”, explica Susana Niza, Guardiã do Brincar em Torres Vedras.

Para se ser Guardião do Brincar, é necessário cumprir alguns requisitos essenciais: 2 horas livres por semana; vontade de proporcionar memórias felizes às crianças do bairro através do brincar; acreditar que brincar de rua é sinónimo de crianças mais ativas, com menos tempo de ecrãs e relações de vizinhança mais fortes; ter mais de 18 anos; acima de tudo, gostar de brincar.

É necessário ainda que o voluntário entregue o seu registo criminal – para assegurar a sua idoneidade e a segurança do grupo – e tenha disponibilidade dia 15 fevereiro (sábado) para um dia intenso de formação.

O programa, promovido pela Ludotempo – Associação de Promoção do Brincar, cofinanciado pelo POI SE, Portugal Inovação Social e UEFA Foundation for Children e com o apoio do Município de Torres Vedras, pretende criar Grupos Comunitários do Brincar nesta localização

Inscrições: http://bit.ly/BdR_insc_Guardiao_do_Brincar
Info: 928068243 | brincarderua.ludotempo@gmail.com |  www.brincarderua.pt | www.facebook.com/brincarderua/ 
Iniciativa: Ludotempo - Associação de Promoção do Brincar
Apoio: Câmara Municipal de Torres Vedras 


Atividade Gratuita


Última atualização: 15.01.2020 - 17:50 horas
voltar ao topo ↑