Torres Vedras

Agenda

A gralha enfeitada com penas de pavão

Até 5 de junho 2020 | 14h00

Leitura infantojuvenil A gralha enfeitada com penas de pavão

Evento já ocorrido

Local: Página de Facebook da Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino

No dia 5 de junho, às 14h00, assista à contação da história "A gralha enfeitada com penas de pavão" no Facebook da Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino

Fábula de Esopo que nos faz refletir sobre a importância do "ser" e do "parecer" e que vem muito a propósito dos nossos e de todos os outros tempos. 

Depois da contação, a Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino irá sugerir uma atividade.


Atividade Gratuita


Breves e simples, em verso ou prosa, as fábulas sugerem uma verdade ou uma reflexão de ordem moral. Depois de ouvir e/ou ler encontre a moral da história.

Coisas interessantes e até delirantes:
A palavra fábula deriva do latim “fatum” que provém da mesma raiz grega de fada, fado, falar, fatalidade. Tal como os contos de tradição oral as fábulas são, de certa forma, rumores do povo, contos de velhas.

Poéticas ou prosaicas as suas personagens são geralmente animais que apresentam as mais vis ou nobres características humanas, simbolizando assim as nossas qualidades e defeitos.
Com origem no oriente seguiram uma imensa viagem no espaço e no tempo. Quando chegaram à Grécia foram contadas e recontadas por Hesíodo e Esopo. Depois chegaram a Roma e Fedro inseriu-as na literatura escrita.

Mais tarde, já no século XVII, tendo como fonte de trabalho essas velhas fábulas contadas na Índia, depois na Grécia, mais tarde em Roma…, o francês La Fontaine, numa obra em verso livre intitulada “Fábulas”, dividida em 12 volumes, usando uma linguagem ágil e expressiva recontou-as com mestria, usando as personagens animais que nos representam com a sua inveja, a sua solidariedade, a suas paixões e ódios, e com isso fazendo uma crítica lúcida e satírica à sociedade do seu tempo.

Última atualização: 04.06.2020 - 09:44 horas
voltar ao topo ↑