Torres Vedras

Agenda

Dia Europeu sem Carros

Até 22 de setembro 2021 | 09h00 às 17h00

Mais Dia Europeu sem carros

Evento já ocorrido

Local: Rua da Horta Nova

Este dia tem como objetivo sensibilizar para a redução do tráfego rodoviário dentro das cidades, de forma a promover a qualidade de vida e garantir a sustentabilidade dos recursos naturais. Propõe-se o encerramento ao trânsito automóvel a Rua da Horta Nova.

Esta iniciativa propõe, assim, a adoção de meios de transporte menos poluentes nas cidades, designadamente os transportes públicos e bicicletas, sublinhando junto da sociedade civil o valor das boas práticas ambientais e da importância da mobilidade verde.

Serão realizadas medições de ruído em 2 períodos diferentes de registo no mesmo arruamento, na Semana Europeia da Mobilidade e outro na semana posterior, com todos os fluxos a decorrerem. Será ainda realizada a contagem de peões e veículos, em simultâneo com as medições de ruído.


Atividade Gratuita


Durante esta semana, que tem como objetivo promover mudanças comportamentais a favor da mobilidade ativa, do transporte público e de outras opções de mobilidade menos poluentes e mais inteligentes, os cidadãos europeus têm a oportunidade de participar em atividades dedicadas à mobilidade sustentável.

Pretende-se desenvolver o conceito de uma «cidade de 15 minutos» que garante aos habitantes, a partir de sua casa, a oportunidade de responder às suas necessidades com uma curta caminhada ou um passeio de bicicleta. Significa voltar a ligar as pessoas à sua área local e descentralizar a vida e os serviços da cidade.

Última atualização: 20.09.2021 - 11:39 horas
voltar ao topo ↑