Agenda
Filosofia para crianças
Até 22 de janeiro 2022
|
10h00 às 13h00 | 14h30 às 17h30
Evento já ocorrido
Local: Auditório do Edifício Paços do Concelho
Destinatários: Psicólogos, bibliotecários, educadores, professores e pais
Uma vez que o objetivo cimeiro do processo de ensino/aprendizagem é a formação de alunos críticos, criativos e autónomos, a Filosofia emerge, pelo seu papel histórico e social, como o espaço privilegiado do desenvolvimento de competências capazes de formar cidadãos conscientes e autónomos.
A ausência de capacidade crítica e problematizadora da realidade e de autonomia de pensamento e ação tem-se revelado uma das maiores lacunas na Educação. Tais lacunas radicam na dificuldade que os professores encontram em lidar com a curiosidade natural das crianças, as suas apreensões e questões sobre a realidade e em orientá-las para uma reflexão rigorosa na busca de sentido.
A formação de professores em Filosofia com Crianças revela-se fundamental uma vez que dota os professores de instrumentos pedagógicos e competências profissionais especificamente direcionadas para: estimular a curiosidade natural da criança orientando-a para a criatividade e a autonomia na investigação e no pensamento; criar um espaço/tempo, qual Laboratório de Ideias, onde tudo é pensável e testável, com tranquilidade face ao desconhecido; desenvolver a escuta e a expressão dos diversos pontos de vista de uma questão; exercitar a explicação e o raciocínio lógico; promover hábitos de questionamento e problematização face ao saber adquirido e face a novas situações; engrandecer o horizonte cultural dos alunos, tratando informações que geralmente não são contempladas nos programas curriculares.
Objetivos
- Conhecer os fundamentos teóricos da Filosofia para crianças;
- Identificar temas filosóficos nas produções orais das crianças, em textos e outras fontes;
- Recorrer a conteúdos da História da Filosofia enquanto instrumentos de prática filosófica com crianças;
- Desenvolver, exercitar e aplicar o pensamento crítico, criativo e caring;
- Explorar a maiêutica socrática como "parteira de ideias";
- Desenvolver competências de dinamização e aplicação de técnicas de facilitação de diálogo filosófico;
- Planificar atividades de Filosofia para Crianças de acordo com as diferentes faixas etárias.
Nuno Paulos
Nuno Paulos Tavares Licenciou-se em Filosofia - Vias Científica (2003) e Ensino (2004) pela Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica Portuguesa. Em 2005 iniciou a sua experiência docente, tendo desde então colaborado com várias instituições públicas e privadas do pré-escolar ao ensino superior. Realizou formação complementar e obteve certificações em instituições nacionais e internacionais como American Philosophical Practitioners Association (APPA), Institut de Pratiques Philosophiques (IPP) e Associação Portuguesa de Aconselhamento Ético e Filosófico (APAEF). É formador certificado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) e Sistema Nacional de Certificação Profissional (SNCP); empenhou-se também na Formação de Professores e Educadores nas áreas de Didáctica da Filosofia e Pensamento Crítico. É co-fundador e coordenador de Enteléquia - Filosofia Prática®, projeto de divulgação e prática da Filosofia (membro afiliado do Institute for the Advancement of Philosophy for Children (IAPC)); promotor de atividades de desenvolvimento de competências de pensamento em múltiplos contextos. Exerceu um mandato como Presidente da Associação Portuguesa de Aconselhamento Ético e Filosófico (APAEF). Complementa a sua atividade com iniciativas de divulgação filosófica em escolas e na comunicação social, publicação de textos e reflexões e participação em conferências e encontros de carácter nacional e internacional.
Info e inscrições: 261 320 747 | 261 310 460 | bmtv.servico.educativo@cm-tvedras.pt
Formador: Nuno Paulos
Atividade Gratuita
Lotação: 20