Torres Vedras

Agenda

H20 – Descrição Económica da Vila de Torres Vedras

Lançamento do livro com apresentação de André Melícias e Carlos Guardado da Silva

Até 4 de junho 2022 | 15h30

Leitura H20 – Descrição Económica da Vila de Torres Vedras

Evento já ocorrido

Local: Museu Municipal Leonel Trindade

Estudo fundamental de história económica (agricultura, indústria, comércio e serviços) sobre o território torriense, mas que a ultrapassa muito, incluindo, por exemplo, a história da população e, neste âmbito, a do ensino. A sua consulta é obrigatória, mesmo para quem procura os conteúdos constantes da parte histórica, uma vez que os anotadores complementam e corrigem informações omissas nesta. Por outro lado, o texto de Manuel Agostinho Madeira Torres e as informações complementares dos anotadores, que não ficam aquém da qualidade narrativa do autor, refletem ainda uma memória bem fresca dos acontecimentos da Guerra Peninsular.



Carlos Guardado da Silva
Doutor em História Medieval (2004), pela Universidade de Lisboa, e Agregado em Ciência da Informação (2016), pela Universidade de Coimbra. É Investigador do Centro de Estudos Clássicos e Professor de ciência da informação e gestão cultural da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde dirige o mestrado em Ciências da Documentação e Informação.

É Membro da Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais (SPEM), Académico Correspondente da Academia Portuguesa da História (APH), membro do Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão e Associado daAssociação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM). É Secretário da Assembleia Geral da BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação, e Secretário da Direção do Capítulo Ibérico da ISKO – International Society for Knowledge Organization. É, ainda, membro do Conselho Consultivo da Rota Histórica das Linhas de Torres.

É (co)autor de mais de duas centenas de títulos, no âmbito da História, do Património Cultural e da Ciência da Informação.

 

André Melícias
Licenciado e mestre em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, respetivamente. É também mestre em Ciências da Documentação e da Informação, na variante de Arquivo, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Atualmente, frequenta o Programa InterUniversitário de Doutoramento em História, promovido pela Faculdade de Letras de Universidade de Lisboa, o ISCTE, o Instituto de Ciências Sociais, a Universidade Católica Portuguesa e a Universidade de Évora. 

Desde 2011 colabora como Assistente Convidado com o Politécnico de Leiria, lecionando unidades curriculares nas áreas da História Contemporânea e da Gestão Documental. É membro do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, desenvolvendo a sua atividade nas áreas do Arquivo e da Biblioteca. É membro do Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, no qual integra o grupo Instrumentos e Ciências da Informação


Atividade Gratuita


Última atualização: 10.05.2022 - 14:59 horas
voltar ao topo ↑