Torres Vedras

Agenda

E o Cinema vai para… Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho

A alma de um ciclista

Até 3 de junho 2022 | 21h00 às 23h30

Cinema E o Cinema vai para… Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho

Evento já ocorrido

Local: Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho

Como forma de descentralizar as sessões de cinema pelo concelho de Torres Vedras, o ATV - Académico de Torres Vedras criou em 2018 a rúbrica "E o cinema vai para..."

Ocasionamente na cidade, também são realizadas algumas sessões especiais, em parceria com instituições, como é o caso neste mês de junho, no Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho, com uma sessão programada para o Dia Mundial da Bicicleta.

No dia 3 de junho será assim exibido o documentário português A Alma de um ciclista do realizador Nuno Tavares, que estará presente para uma conversa no fim da sessão.


A Alma de um ciclista
Através de um grupo de ciclistas "clássicos" e do seu interesse comum pela bicicleta clássica, vamos descobrir valores que se vão perdendo na nossa sociedade moderna, como a importância da amizade, da ecologia, da valorização do antigo, da rejeição ao consumismo e, de outras permissas importantes para atingir uma vida mais feliz, mais simples e mais preenchida com o que realmente importa. Tal como na vida, neste documentário, as bicicletas transportam-nos na nossa descoberta, na nossa reflexão.

 

Info e inscrições: 261 320 740 | mc.joaquimagostinho@cm-tvedras.pt 


Atividade Gratuita


Numa cidade com alguma tradição no cinema, nomeadamente num passado cineclubista, é objetivo lançar e dinamizar uma série de atividades à volta do mundo do cinema e vídeo, sobretudo através da exibição de filmes que contribuam para a formação de olhares sobre o mundo, a sociedade, a descodificação da linguagem ou a criação de novos públicos.

Para isso tentamos inovar nas formas de apresentação, diversificando os géneros, as origens, mas também sempre que possível, complementando as exibições com informação diversa como trailers, recortes de imprensa, conversas com realizadores e cartazes originais dos filmes.

Depois de dois anos de exibição, com intervenções diversas que antecediam os filmes, o Café com Filmes inaugurou novo modelo de programação em 2012. Os filmes passaram a ser exibidos na sala principal e apenas ocorrerá uma intervenção especial no final de cada temporada, em junho.

No ano seguinte, criou-se o “Lugar ao Clássico” onde, uma vez por trimestre, é exibido um clássico da história do cinema. Passaram-se a convidar regularmente realizadores portugueses, para estar à conversa com o público depois da apresentação dos seus filmes e por fim, iniciou-se o Café com Filmes Escolas, num projeto piloto com a escola Henriques Nogueira, numa abordagem mais artística.

Em 2014 alargou-se o projeto às escolas de 2º e 3º ciclo e secundário do concelho, com uma aproximação mais focada no domínio do social, servindo os filmes (e as fichas pedagógicas que os acompanham) para tratar de diversos assuntos fraturantes da sociedade (parceria com Associação Zero em Comportamento).

No seu 5º aniversário surgem duas novidades: a primeira exibição de um filme musicado ao vivo (Terra dos Carecas) e o lançamento do facebook em nome próprio (ATVCafecomFilmes), permitindo concentrar e até alargar a informação sobre os filmes e promover uma maior interação com os interessados no projeto. Foi também criado o Café com Filmes Famílias, em que as sessões, ao domingo à tarde, eram dedicadas aos mais novos.

Em 2018, surge a rúbrica "E O Cinema Vai Para...", onde uma vez por trimestre, a atividade chega às diversas freguesias do concelho.

Co-produção: ATV

Última atualização: 25.05.2022 - 11:54 horas
voltar ao topo ↑