Torres Vedras

Agenda

“O Rei manda… Brincar”

Dia Mundial da Criança

Até 1 de junho 2022 | 17h00 às 20h00

Mais  “O Rei manda… Brincar”

Evento já ocorrido

Local: Parque do Choupal, Torres Vedras

“O Rei manda… Brincar” irá realizar-se no dia 1 de junho entre as 17h00 e as 20h00, no Parque do Choupal,  encorajando a comunidade educativa a ajudar as crianças a desfrutarem de um dia para brincar livremente ao ar livre. Pretende-se não só proporcionar às crianças momentos lúdicos e livres, como também que possam usufruir e vivenciar os espaços existentes.

Durante os últimos dois anos as crianças têm enfrentado desafios, incertezas, restrições e períodos de maior isolamento social, precisando de desfrutar de tempo para brincar sem restrições, com os seus amigos, com a espontaneidade e o prazer que o brincar proporciona. Reconhecer a importância do brincar e apoiar o direito das crianças ao brincar é agora mais importante do que nunca.


Atividade Gratuita


O projeto “O Rei manda… Brincar” surge da necessidade de criar mais oportunidades de tempo e espaços para as crianças brincarem.

Sabendo hoje que é a brincar que a criança mais aprende, o Município de Torres Vedras tem contribuído para levar esta ideia para a escola, para a rua, para a casa das famílias, de forma a ajudar a criar crianças mais felizes e mais preparadas para o nosso mundo.

É a brincar que a criança constrói conhecimento, compreende o mundo, compreende-se a si própria e os outros. Brincar é para todas as idades, pode e deve acontecer a qualquer momento e em qualquer lugar. Brincar é um assunto sério e, por isso, apelamos a todas as famílias que ajudem as crianças a ter mais oportunidades de tempo e de espaço para poderem brincar, sobretudo em liberdade e ao ar livre.

“O Rei manda…Brincar”, acontece, assim, em diversos momentos ao longo do ano letivo onde se propõe uma invasão de brincadeiras e brincadores que se apropriem dos espaços públicos, que são espaços de e para todos.

Não existem atividades orientadas, sendo o objetivo principal permitir que as crianças explorem os objetos e materiais que encontram de forma livre e espontânea. Nos locais onde decorre esta atividade estão presentes professores da atividade de enriquecimento curricular Um Dó Li Tá que facilitam estas brincadeiras, num papel apenas de orientadores e promotores do brincar.

Última atualização: 31.05.2022 - 10:30 horas
voltar ao topo ↑