Torres Vedras

Agenda

Um Poema, Um Rosto

Curso Profissional Técnico de Ação Educativa do 12º M, Escola Secundária Madeira Torres

Até 1 de abril 2023

Exposição Um Poema, Um Rosto

Evento já ocorrido

Local: Biblioteca Municipal de Torres Vedras

O novo paradigma educativo e a autonomia e flexibilidade curricular vieram exigir um repensar das práticas pedagógicas e uma maior interação entre professores, numa articulação de saberes e procedimentos, apelando à necessária interdisciplinaridade.

Os professores do Curso Técnico de Ação Educativa (2021-2022) da Escola Secundária de Madeira Torres, Lurdes Morais, Célia Marçal e Luís Filipe Marques da Silva, das disciplinas de Português, Modelos e Técnicas Pedagógicas e Expressão Plástica, respetivamente, propuseram às alunas do 12º ano, da turma M, um desafio enquadrado na articulação horizontal entre literatura, escrita e análise textual, e expressão plástica, criação artística baseada no conhecimento literário.

Na disciplina de Português estudava-se a poesia de Fernando Pessoa ortónimo e heterónimos, em Expressão Plástica abordava-se planificação de atividades de tempos livres - dinamização de bibliotecas, combinação perfeita para avançar com um projeto que abraçasse estas duas áreas do conhecimento.

No projeto, os professores valorizaram a interdisciplinaridade, cruzaram, sempre que possível, conhecimentos, capacidades e atitudes para que desse modo se efetivassem as aprendizagens essenciais.

Pretendeu-se, neste contexto educativo de sala de aula, que a partir da obra literária de Fernando Pessoa e das expressões plásticas sob o tema “Um Poema, um Rosto “ as alunas criassem um rosto de Pessoa que o identificaria com um dos poemas estudados na disciplina de Português. A disciplina de Expressão Plástica focou-se na criatividade de cada uma das alunas, que apresentou um produto original e criativo recorrendo a conceitos, ao contraste, à mancha e a materiais e técnicas aplicadas.

Técnicas aplicadas:

  • Técnica de ampliação por quadrícula;
  • Técnica de decalque;
  • Técnica de Corte – Corte com estilete (x-ato);
  • Técnica de colagem – Colagem térmica a 110 graus centígrados com recurso a sticks e pistola elétrica para aplicação de cola quente.

Inauguração: 16h30


Atividade Gratuita


O Dia Mundial da Poesia comemora-se no dia 21 de março. A Biblioteca Municipal de Torres Vedras preparou algumas atividade para comemorar este dias.

Última atualização: 03.03.2023 - 17:02 horas
voltar ao topo ↑