Torres Vedras

Agenda

Raízes Soltas

Exposição de Olga Neves, no âmbito da Rede ROMED

Até 14 de outubro 2017

Exposição

Evento já ocorrido

Local: Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino

Raízes são fragmentos de um vasto mosaico feito de palavras. Alimento, memória, barro, mas também LIBERDADE…  e eis que se alinham para a composição.
Sim, raízes e liberdade podem ser palavras recíprocas uma da outra, embora respirá-las em simultâneo para uns seja coisa fácil e para outros uma façanha. Depende dos caminhos que se fizeram e dos pés. Pelos pés os caminhantes podem reconhecer os castigados, os que fogem antes que chegue a morte, os calçados e os descalços… Pés do tempo e do contratempo, pés que bailam ou que permanecem acorrentados.

A exposição "Raízes Soltas" surge no âmbito da adesão do Município de Torres Vedras ao projeto ROMED2. Este tem como objetivo principal assegurar a equidade da mediação entre as comunidades ciganas e as instituições públicas, promovendo a mudança através da participação democrática da população.
O ROMED2 utiliza princípios de boa governança e exige a organização da comunidade como meio de desencadear um processo que seja sustentável e justo para todos.
Promovido pelo Conselho da Europa, o Romed2 está atualmente a ser implementado em dez países europeus (Bélgica, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Grécia, Hungria, Itália, Portugal, Eslováquia, Macedónia e Roménia) sendo a Câmara Municipal de Torres Vedras uma das autarquias portuguesas envolvidas.

Olga Neves
Licenciada em Artes Plásticas/Escultura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa.
Tem realizado várias exposições no domínio da escultura, instalação, cerâmica e medalha contemporânea. Expôs em Portugal, Finlândia, EUA, França, Bulgária e Alemanha.
Está representada: British Museum, Londres; Simons Galery, Londres; Medialia... Rack & Hamper Galery, New York; Wellington; Villenave d Órnon; Lillebone; Immenstadt; Seeheim-Jugenheim, Associação ASSIM; Saint Caprais de Bordeaux; Câmara Municipal de Lagos; Câmara Municipal de Torres Vedras.

Inauguração: 9 de setembro, às 19h00.
A inauguração da exposição contará com ainda com a mostra de animação "Bang Bike" na fachada do edifício da Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino.
Parceria: Slingshot


Atividade Gratuita


No âmbito da adesão do município à rede ROMED (projeto apoiado pelo Conselho da Europa, que tem como principal objetivo assegurar a mediação entre as comunidades ciganas e promover a mudança através da participação democrática da população), a Câmara Municipal de Torres Vedras dinamiza duas exposições alusivas ao tema numa parceria com a Cooperativa de Comunicação e Cultura.

Última atualização: 11.09.2017 - 09:54 horas
voltar ao topo ↑