Torres Vedras

Agenda

Vegetarianismo na infância: saúde ou moda?

Debate | "Conversas com Pais"

Até 27 de outubro 2017 | 21h30

Debate/Seminário

Evento já ocorrido

Local: Auditório do Edifício Paços do Concelho
Destinatários: Pais, encarregados de educação e comunidade educativa

Sabemos hoje que a alimentação das crianças condiciona a sua saúde presente e futura.
Numa altura em que os números da obesidade infantil – e dos problemas de saúde associados – não param de aumentar (atualmente, uma em cada três crianças em idade escolar sofre de excesso de peso ou obesidade), é preciso refletir sobre o que podemos fazer pelas nossas crianças, de modo a travar esta epidemia.

Mas na busca de informação, deparamo-nos com um número infindável de soluções e opiniões. Mais ou menos úteis. Mais ou menos fundamentadas. Mais ou menos saudáveis. Todos os dias surgem novas dietas, com promessas de resultados miraculosos, mas muitas vezes sem qualquer suporte científico. Importa por isso distinguir o que é moda daquilo que tem evidência científica comprovada.
Na busca de uma alimentação mais saudável, o vegetarianismo surge como uma alternativa alimentar, agora alargada aos refeitórios escolares.
Nesta sessão falaremos sobre a dieta vegetariana e as suas múltiplas variantes. Falaremos ainda de outros modelos alimentares em voga e das suas implicações para a saúde.

Convidada: Sónia Rodrigues
Licenciada em Ciências da Nutrição e mestre em Saúde Pública, conta com mais de 10 anos de experiência profissional em Nutrição – nas áreas clínica, comunitária e formativa –, sobretudo em cuidados de saúde primários. No Agrupamento de Centros de Saúde Pinhal Litoral, em Leiria, integrou várias equipas de prestação de cuidados à comunidade e coordenou vários projetos de intervenção nutricional em ambiente escolar.
Participou em vários projetos regionais, nacionais e internacionais relacionados com a obesidade infantil e é co-autora do livro infantil “História de uma princesa obesa e de um dragão que cuspia bolas de sabão”.


Atividade Gratuita


A educação parental é um desafio. Na difícil tarefa de educar, muitas são as dúvidas e as preocupações que assaltam os pais nas questões educativas com que lidam diariamente. Com o objetivo de apoiar as famílias, a Câmara Municipal de Torres Vedras assume também este desafio desde 2007, proporcionando contextos de promoção de uma parentalidade positiva através do projeto Conversas com Pais.

Em sessões mensais com intervenção de especialistas nas mais diversas áreas de interesse na educação das crianças e jovens, é propiciada a participação ativa, discussão de temas, reflexão e dinâmicas que partem, muitas vezes, da experiência dos pais. Este projeto é para todos aqueles que desejam adquirir conhecimentos específicos e estratégias para ajudarem as suas crianças e jovens a crescer de forma equilibrada e feliz. Pais informados, mais confiantes e descontraídos são meio caminho percorrido para a felicidade mútua.

Última atualização: 20.10.2017 - 16:00 horas
voltar ao topo ↑