Torres Vedras

Agenda

Recriações Históricas | Forte de São Vicente

Recriações

Até 3 de setembro 2017 | 10h00 às 20h00

Mais

Evento já ocorrido

Esta atividade integra o(s) programa Festival Novas Invasões

Em permanência:

Recriação histórica, demonstração de tiro com espingarda de pederneira, quotidiano do acampamento militar, demonstração de tiro de canhão e do sistema de comunicações oitocentista, a cargo do Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida, Associação Portuguesa de Recriação Histórica – Brigada de Artilharia Naval de Guerra e Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro.

 

Recriações Históricas – Programa diário

 

sexta, 01 setembro

19h00 | “Há vida no acampamento”

A jornada foi longa, os soldados, e as mulheres que acompanham as tropas preparam o acampamento onde irão pernoitar. O jantar fervilha nas panelas de tripé, alguns homens descansam nos bivaques outros limpam as armas e preparam cartuchos.

 

sábado, 02 setembro

10h00 – 20h00 | “A vida quotidiana nas Linhas”

Demonstração da vida num acampamento militar, no qual se recria o quotidiano das condições da vida militar e dos civis no séc. XIX. Apesar da guerra, a vida no acampamento está animada, talvez seja do álcool que nunca abandona o soldado. Algumas mulheres cozem botões, os uniformes têm que estar impecáveis, outras dão forragem aos animais. A comida está quase pronta e vai dar alguma sustenta aos soldados até ao dia seguinte.

 

11h30 - 15h30 - 18h30 | “Fogo à peça!”

Demonstração e explicação das manobras necessárias ao disparo de uma peça de artilharia com pólvora negra (cerca de 20 minutos de duração). Fora dos momentos de recriação do disparo de canhão, será aberto ao público o arsenal exemplificativo usado no início do séc. XIX, permitindo-lhe contactar diretamente com as armas do período e experimentando o uso apenas das armas de combate corpo a corpo como terçados, croques, entre outras (sob supervisão).

 

12h30 - 16h30 - 19h30 | “A infantaria chegou ao forte”

Recriação do disparo de mosquete de infantaria. Demonstração e explicação do sistema de carregamento da arma de fogo com fecho de pederneira utilizada pela infantaria no séc. XIX. Fora dos momentos de recriação, o público poderá ter oportunidade de ver a infantaria acampada no forte.

 

domingo, 03 de setembro

10h00 – 20h00 |  “A vida quotidiana nas Linhas”

10h30 – 12h00 | “Fogo à peça!”

11h00 - 12h30 - 15h30 - 17h30 – 19h30 | “A infantaria chegou ao forte”

 

Participação:

Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida (GRHMA)
Associação Portuguesa de Recriação Histórica - Brigada de Artilharia Naval de Guerra (APRH - BANG)
Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro (AMBV)

Agradecimentos: Associação Napoleónica Portuguesa (ANP)


Atividade Gratuita


Publicado: 11.08.2017 - 12:04 horas
voltar ao topo ↑