Torres Vedras

Agenda

Retratos de Atrizes Portuguesas – Século XIX e XX [CANCELADO]

Visita Guiada à Exposição pelo autor Fernando Salvador

Até 23 de setembro 2017 | 16h00

Visita

Evento já ocorrido

Local: Biblioteca Municipal de Torres Vedras

A Câmara Municipal de Torres Vedras informa que a visita guiada à exposição, pelo autor Fernando Salvador, foi cancelada.

Exposição que elogia artistas Portuguesas do século XIX e XX e que presta homenagem ao seu trabalho e obra.

Com uma coleção de desenhos de 20 lotes de 6 desenhos cada, perfazendo um total de 120 obras e representando 106 nomes distintos, a exposição é composta por cerca de 18 obras emolduradas, composição com cópias das obras em tamanho reduzido, bem como pequenos expositores com livros , revistas, fotos e pautas musicais, com temática teatral e cinematográfica, desde os anos 10 aos anos 40 do Século XX.

De salientar a importância dos nomes escolhidos na época em que viveram e trabalharam e a sua relevância para gerações futuras, por terem contribuído de forma ímpar para a qualidade artística nacional e para a dignificação do profissional das artes. Neste caso atriz, uma vez que a lista de nomes representada nas obras é elencada por figuras femininas.

Por um lado, a alusão a efemérides (centenários, datas importantes a assinalar), por outro, a diversidade artística, pois tentei escolher nomes que figuraram no Teatro, Música e Cinema, para além de representarem diferentes épocas, desde o Século XIX aos nossos dias.

É, pois, um elogio às atrizes/profissionais das artes do palco, para homenageá-las, relembra-las e/ou dá-las a conhecer ao público em geral, que por motivos temporais e culturais não são já lembradas nos dias de hoje. Por isso é muito importante fazer renascer essas figuras ímpares.

Com um estilo gráfico estilizado que representa o seu trabalho, Fernando Salvador considera dar a devida modernidade aos Nomes escolhidos, contribuindo para a contemporaneidade da Exposição.

 

Fernando Salvador Lopes Sérgio nasceu em Lisboa há 40 anos.
Frequentou o Curso de Doutoramento em Estudos de Cultura (Cinema) na Universidade de Lisboa, entre 2006 e 2008.
Licenciado no ramo das Artes Cénicas pela Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa (antigo Conservatório Nacional), entre 1998 e 2003.
Curso de Formador com Certificado de Aptidão Pedagógica (CECOA), em 2002 e Curso de Animador de Formações e Curso de Avaliador da Eficácia das Formações (CENFIM), em 2008.
Curso Profissional de Vitrinista com especialização em Itália, (CECOA E CESCOT) entre 1997 e 1998.
Profissionalmente tem desenvolvido trabalho como Professor do Ensino Superior em matérias práticas e teóricas relacionadas com a Art Direction e as Teorias da Arte e sua História, Formador em Escolas Profissionais e Artísticas, Cenógrafo, Figurinista, Aderecista e Caracterizador, com experiência em Teatro, Ópera, Cinema e Musical, com Carreira desde 1999 , tendo trabalhado com alguns dos maiores Nomes Nacionais e alguns Internacionais.
Desde 2014 trabalha no Grupo José de Mello Saúde.
Tem Obra publicada sobre o Arquiteto, Cenógrafo e Figurinista Lucien Donnat, (2001) assim como entrevistas publicadas com as maiores Atrizes do Cinema Português dos anos 40 (2007).
Curador de várias Exposições sobre Pintura , Teatro e Cinema , com material de Coleção particular.
Vencedor de Prémios nas áreas do Desenho (Centro Cultural de Ameal) e da Literatura ( Editora Objetiva) e alvo de várias entrevistas e reportagens ( Revistas Eles&Elas e Moda&Moda e Jornal Badaladas ).
É detentor de uma das maiores Colecções privadas relacionadas com o meio do Teatro e do Cinema , tanto Nacional , Europeu , como dos EUA ,  com milhares de itens em acervo.
Estudioso e Investigador na área do Teatro e do Cinema, em particular do Cinema Clássico Americano.

 


Atividade Gratuita


Última atualização: 22.09.2017 - 14:23 horas
voltar ao topo ↑