Torres Vedras

Agenda

Viver a Ciência e a Tecnologia nos dias de hoje - um desafio?

Debate | "Conversas com Pais"

Até 24 de novembro 2017 | 21h30

Debate/Seminário

Evento já ocorrido

Local: Auditório do Edifício Paços do Concelho
Destinatários: Pais, encarregados de educação e comunidade educativa

Sabemos que a ciência e a tecnologia estão presentes na vida de todos nós, sobretudo de grande parte das crianças e jovens, que a utilizam, quer seja para comunicar, para trabalhar/estudar ou mesmo para se divertir.
Contudo, o rápido desenvolvimento tecnológico e a rápida construção dos conhecimentos científicos fazem com que o ensino das ciências se torne num grande desafio, já que a família e a escola precisam de acompanhar esta evolução e auxiliar os seus filhos e alunos na vivência desta nova realidade. Por outro lado, podemos ver vantagem no interesse que esta temática desperta. O facto de ser bastante atrativa provoca curiosidade e um maior dinamismo nos mais novos, atraindo-os assim para o mundo do conhecimento. E é aqui que a escola e a família devem ter um papel preponderante, para que o conteúdo seja significativo para as aprendizagens e aquisição de conhecimentos.

É comum encontrar crianças e alunos com uma postura inadequada, por vezes inerte, quer nas situações decorrentes do dia-a-dia, quer no trabalho escolar, esperando receber as respostas em vez de as procurar, pois não sentem interesse em fazer perguntas, questionarem-se a si próprios e ao outro, ou mesmo em serem críticos quanto aos contextos que vivenciam e observam.
Uma criança, ou jovem, que é estimulada a procurar informação, de forma quotidiana, desenvolve mais rapidamente a sua capacidade de argumentação, de fundamentar as suas ideias, e de escutar e interpretar outras ideias. Experimentar, pesquisar e vivenciar o mundo que as rodeia permite-lhes arriscar, produzir conhecimento.

 

Alexandre Tiedtke Quintanilha

Nasceu e completou o liceu em Lourenço Marques (Maputo) Moçambique.
Doutorou-se em física teórica na Witwatersrand University, Johannesburg, em 1972.
Passou as duas décadas seguintes na University of California at Berkeley e no Lawrence Berkeley National Laboratory como professor de fisiologia celular e biofísica e diretor do Center for Environmental Studies.
Veio para o Porto no início dos anos 90 como professor de biofísica no ICBAS-UP. Fundou e foi até 2010, diretor do IBMC. Dirigiu o Laboratório Associado IBMC-INEB e presidiu ao grupo responsável pela implementação do consórcio i3S, que para além destes dois institutos, integrou também o IPATIMUP. É membro de várias academias internacionais e presidiu a vários comités da ESF, da OECD, da Comissão Europeia (Marie Curie, ELSA, membro do EURAB e do STAC) e de outras organizações internacionais de investigação. Atualmente é presidente da Comissão de Ética para a Investigação Clínica (CEIC), do Conselho de Escola da Escola Nacional de Saúde Pública e do Conselho Consultivo da Hospital Magalhães de Lemos. E desde 2015 preside à Comissão Parlamentar de Educação e Ciência. Tem uma vasta obra publicada de artigos e livros científicos. Os seus interesses atuais são nas áreas do stress biológico, perceção do risco, divulgação do conhecimento e políticas de ciência.

 


Atividade Gratuita


A educação parental é um desafio. Na difícil tarefa de educar, muitas são as dúvidas e as preocupações que assaltam os pais nas questões educativas com que lidam diariamente. Com o objetivo de apoiar as famílias, a Câmara Municipal de Torres Vedras assume também este desafio desde 2007, proporcionando contextos de promoção de uma parentalidade positiva através do projeto Conversas com Pais.

Em sessões mensais com intervenção de especialistas nas mais diversas áreas de interesse na educação das crianças e jovens, é propiciada a participação ativa, discussão de temas, reflexão e dinâmicas que partem, muitas vezes, da experiência dos pais. Este projeto é para todos aqueles que desejam adquirir conhecimentos específicos e estratégias para ajudarem as suas crianças e jovens a crescer de forma equilibrada e feliz. Pais informados, mais confiantes e descontraídos são meio caminho percorrido para a felicidade mútua.

Última atualização: 26.09.2017 - 12:06 horas
voltar ao topo ↑