Torres Vedras

Agenda

Linhas ao Vento do Norte

Exposição de Pintura de Paula Rito

Até 14 de janeiro 2018

Exposição

Evento já ocorrido

Local: Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras

Esta atividade integra o(s) programa Este Natal compre no comércio tradicional

“Partindo de cadernos de desenho, diários gráficos, cadernos de viagem, territórios mínimos que funcionam como localizações; tomando a metáfora paisagística como meio operativo; Paula Rito realiza um exercício permanente sobre as condições de procedimento da própria pintura, sobre a ligação da imagem pictórica com o mundo visível e a fenomenologia da visão, mas também uma reflexão, sobre o corpo que pinta e sobre o corpo que vê. (…) Na medida em que nos representamos no que está perante nós, cada paisagem transmutada pode ser um lugar de aprendizagem do olhar sobre o cosmos e sobre as condições de procedimento da própria prática da pintura. A vivência da perceção é habitada por um corpo e por um mundo de espessura recíproca (Ineinander).


Reaprender a ver, recomeçar escavando, regressar à paisagem e estar atento à espessura que nos separa da obra, são os princípios geradores da pintura de Paula Rito, uma forma de transformação que pode ser um lugar mítico, retornado, diário gráfico do lugar onde as coordenadas espaciais se fendem e se abrem diante de nós, acabando por se abrir em nós e assim, nos incorporam, por inteiro. É quando uma obra dá lugar a outras plurais que percebemos que as coisas visuais são sempre já lugares.”

Isabel Ventura Tavares, excerto do texto «Da terra e do mar para outro lugar». in Estúdio 6, Faculdade de Belas Artes da universidade de Lisboa. 2012.


Atividade Gratuita


Última atualização: 29.11.2017 - 11:57 horas
voltar ao topo ↑