Torres Vedras

Agenda

O Quadrado

Cinema / Comédia / Drama

Até 25 de janeiro 2018 | 21h00

Cinema

Evento já ocorrido

Local: Teatro-Cine de Torres Vedras
Destinatários: Maiores de 12

Christian é o respeitado curador de um museu de arte contemporânea; homem divorciado e bom pai dos seus dois filhos, conduz um carro elétrico e apoia boas causas. A sua próxima exposição, "O Quadrado", é uma instalação que pretende evocar o altruísmo em quem a vê, recordando-nos o nosso papel enquanto seres humanos responsáveis pelos nossos congéneres. Mas às vezes é difícil viver à altura dos nossos ideais: a resposta incauta de Christian ao roubo do seu telefone vai conduzi-lo a situações das quais ele se envergonha.

Entretanto, os Relações Públicas do museu criam uma campanha inesperada para "O Quadrado". A reação é inflamada e lança Christian, bem como o próprio museu, numa crise existencial.

Suécia, 2017
Realização: Ruben Östlund
Duração: 142 minutos
Trailer

 "Uma experiência original, visceral, desconfortável e essencial." - Screen International

"[O QUADRADO] proporciona mesmo um espetáculo espantoso, estranho e chocante, com momentos de pura loucura (…) uma sátira extensa e ousadamente surreal (…) pode ter sido inspirada em Roy Andersson ou talvez Lars Von Trier. Há também um toque de Buñuel – mas a assinatura de Östlund é óbvia. É alto cinema." - The Guardian

"Östlund, no seu melhor, é um realizador estonteante e fascinante (…) tem aquilo que mais conta quando se faz um filme: uma voz." - Variety

"Ruben Östlund demonstra um verdadeiro sentido de cena, misturando o cómico e o humor negro, e faz estalar o verniz burguês". - Les Inrocks

"Um filme mordaz, uma comédia negra a atacar a má consciência de uma Europa burguesa e confortável que desconfia de tudo o que lhe é estranho" - Expresso

"Uma comédia negra que atinge o mundo da arte moderna. Salta à vista um humor glacial que satiriza as performances modernas, o marketing digital e os discursos de feminismo consensuais". - Diário de Notícias

Festival de Cannes - Palma de Ouro
Festival de San Sebastián - Seleção Oficial

Coprodução: ATV


Atividade Gratuita


Lotação: 400
acesso a público com mobilidade condicionada
Evento no Facebook

Numa cidade com alguma tradição no cinema, nomeadamente num passado cineclubista, é objetivo lançar e dinamizar uma série de atividades à volta do mundo do cinema e vídeo, sobretudo através da exibição de filmes que contribuam para a formação de olhares sobre o mundo, a sociedade, a descodificação da linguagem ou a criação de novos públicos.

Para isso tentamos inovar nas formas de apresentação, diversificando os géneros, as origens, mas também sempre que possível, complementando as exibições com informação diversa como trailers, recortes de imprensa, conversas com realizadores e cartazes originais dos filmes.

Depois de dois anos de exibição, com intervenções diversas que antecediam os filmes, o Café com Filmes inaugurou novo modelo de programação em 2012. Os filmes passaram a ser exibidos na sala principal e apenas ocorrerá uma intervenção especial no final de cada temporada, em junho.

No ano seguinte, criou-se o “Lugar ao Clássico” onde, uma vez por trimestre, é exibido um clássico da história do cinema. Passaram-se a convidar regularmente realizadores portugueses, para estar à conversa com o público depois da apresentação dos seus filmes e por fim, iniciou-se o Café com Filmes Escolas, num projeto piloto com a escola Henriques Nogueira, numa abordagem mais artística.

Em 2014 alargou-se o projeto às escolas de 2º e 3º ciclo e secundário do concelho, com uma aproximação mais focada no domínio do social, servindo os filmes (e as fichas pedagógicas que os acompanham) para tratar de diversos assuntos fraturantes da sociedade (parceria com Associação Zero em Comportamento).

No seu 5º aniversário surgem duas novidades: a primeira exibição de um filme musicado ao vivo (Terra dos Carecas) e o lançamento do facebook em nome próprio (ATVCafecomFilmes), permitindo concentrar e até alargar a informação sobre os filmes e promover uma maior interação com os interessados no projeto. Foi também criado o Café com Filmes Famílias, em que as sessões, ao domingo à tarde, eram dedicadas aos mais novos.

Em 2018, surge a rúbrica "E O Cinema Vai Para...", onde uma vez por trimestre, a atividade chega às diversas freguesias do concelho.

Co-produção: ATV

Publicado: 15.11.2017 - 14:21 horas
voltar ao topo ↑