Torres Vedras

Agenda

Poesia Performativa - Imaginação Sensível e Leitura Criativa

Ação de Formação

Até 20 de janeiro

Oficinas

Evento já ocorrido

Local: Porta 5 - Espaço Cultural
Destinatários: Educadores de Infância, professores, animadores e bibliotecários.

Datas e horários

18 de janeiro – 18h00 às 21h00
19 de janeiro – 18h00 às 21h00
20 de janeiro - 09h30 às 12h30 | 14h00 às 17h00
Total- 15 horas

Objetivos
Conhecer as teorias e práticas de leitura sensorial e inteligência criativa que permitam:
a) identificar e amplificar os talentos individuais e as competências sociais.
b) criar dinâmicas de grupo baseadas nas vantagens cooperativas (Vs competitivas).
c) desenvolver a imaginação sensível, a inteligência criativa e a autonomia percetiva.
d) dominar alguns aspetos biológicos e comportamentais inerentes ao processo criativo.
e) promover a autovalidação e recriar a noção de autoria (voz externa e voz interna).
f) recriar as noções de objetividade e subjetividade, realidade e ficção, com base nas conexões entre a experiência literária e a vida quotidiana.
g) complementar a expressão racional com a emocional, corporal e espiritual.
h) recriar a noção de identidade e a perceção de si e do outro.

Conteúdos

I )
- Relação entre Escrita e Leitura: conceitos, preconceitos e contextualização histórica.
- Imaginação e Criatividade: introdução aos conceitos-chave: Imaginação Sensível, Inteligência Criativa, Sensorialização Verbal, Desprogramação Operacional.
- Significado e Sentido: dimensões abstratas e concretas do conhecimento. Exercícios.
- Imaginação Sensível, Voz e Corpo Interior, Voz e Corpo Exterior. Exercícios.
-Técnicas de expressão, confiança e partilha. Exercícios.
- Elaboração de caderno de notas (acumulando para a reflexão final)

II )
- Técnicas de Leitura Sensorial Criativa: Tradução Sensorial, Sobreposição Sensorial, Cromatização, Expressão Corporal Sensitiva.
- Técnicas de Desprogramação Criativa: Repetição-omissão Afetiva, Substituição Seletiva, Musicalidade Verbal, Desconstrução Rítmica/Silábica, Prosódia. Leitura Vogal/ Consoante. Leitura Sonora Sincronizada. Exercícios individuais, a pares e em grupo.
- Elaboração de caderno de notas (acumulando para a reflexão final)

III )
- Corpo e Sentido: produção e expressão de identidade sensorial e cognitiva. Exercícios.
- Técnicas de Pedagogia e Investigação Criativa Pré-Conceptual. Exercícios.
- Exercícios individuais, a pares e em grupo.
- Exercícios de Empatia Sonora e Coordenação em Grupo.
- Elaboração de caderno de notas (acumulando para a reflexão final)

IV)
- Performance Poética (prosa e poesia): técnicas de seleção, transformação e construção do material literário, técnicas de marcação de leitura performativa, técnicas de criação e coordenação coreográfica. Exercícios.
- Utilização de materiais performáticos, acústica e percurssão corporal. Exercícios.
- Leitura Criativa (seleção, expressão, articulação, sincronia, ritmo, melodia, gesto, som).
- Exposição final: ensaio para reflexão individual (oral).

V )
- Apresentação e discussão de trabalhos individuais e em grupo.
- Exposição final: apresentação de reflexão individual (2 min).
- Observações, avaliações e partilhas finais: reflexão em grupo (oral).

Mediador Paulo Condessa
1961 é um ano que se pode pendurar de cabeça para baixo, sem perder o norte. Nasci no centro, com duas costelas do sul. Não acertei à primeira mas lá me licenciei em Ciências da Comunicação. No marketing e depois na publicidade, como gestor e estratega, construí carreira com tijolos multinacionais. Depois desisti de tudo. Fiz 2 pós-graduações (acrescentei Ciências das Religiões). Vida nova como escritor, poeta, performer, professor. E maestro: condutor de palavras, do coração até à boca. Pesquisei, experimentei e desenvolvi um sistema artístico e pedagógico assente em imaginação sensível e consciência criativa. Publiquei 5 livros (2 para crianças), 2 peças de teatro (uma prémio nacional). Tornei-me mediador de leitura, desenvolvo performances poéticas e pedagógicas. Dou cursos e workshops por todo o país, a todos os públicos. Treino pessoas e equipas para eventos poéticos ou transdisciplinares. Oriento módulos de escrita, leitura e inteligência criativa. As orquestras de palavras são a minha paixão.

Inscrições: 261 310 478/ 261 320 747 bmtv.servico.educativo@cm-tvedras.pt


Lotação: 18

Porta 5 - Espaço Cultural

R. Roque Ferreira Lobo, nº 5
Torres Vedras

261 334 040
galeria@cm-tvedras.pt
Localização Google Maps