Torres Vedras

Agenda

Orquesta Sinfónica Castilla y León

Concerto Temporada Darcos

Até 19 de janeiro 2018 | 21h30 às 22h45

Música TEMPORADA DARCOS 018

Evento já ocorrido

Local: Teatro-Cine de Torres Vedras
Destinatários: M/6

Sobre o signo da cultura helénica – origem, inspiração e guia – foram muitos os compositores ocidentais que se ancoraram na filosofia e na sua poesia dramática: de Monteverdi a Wagner, de Berlioz a Stravinski, encontramos uma plêiade de relações mais ou menos intensas, que resultaram na criação de obras primas da história da música. Vultos incontornáveis do romantismo musical e profundos conhecedores da arte grega, R. Wagner e H. Berlioz deixaram-nos dois ciclos de canções que revelam o génio de cada um: os "Wesendonck lieder" e "Les nuits d'ete", respetivamente.

São canções de um lirismo exacerbado e de fulminante paixão, cristalizando singularmente a época na qual os dois compositores viveram. Estes dois ciclos, verdadeiros tour de force para qualquer cantor, serão interpretados pela internacional soprano portuguesa Elisabete Matos, que estreará também a obra do compositor N. Côrte-Real, Canções Helénicas, sobre poemas de Sophia. Completando o programa, a abertura "A Consagração da Casa", de L. V. Beethoven; composta em 1822 para a inauguração de um novo teatro em Viena, este pequeno trecho ao estilo de Bach e Handel, integrou a reposição da música incidental "As Ruínas de Atenas", substituindo a anterior abertura.
O concerto terá a participação da Orquesta Sinfonica Castilla y León, com direção musical de Nuno Côrte-Real.

Programa

N. Côrte-Real (n.1971)
Canções Helénicas de Sophia – estreia absoluta

I. O Búzio de Cós
II. A Hera
III. Beira Mar
IV. Orpheu

L. V. Beethoven (1770-1827)
Abertura “A Consagração da Casa” (op.124)

R. Wagner (1813-1883)
Wesendonck Lieder (Motll/Wagner)

I. Der Engel
II. Stehe still!
III. Im Treibhaus
IV. Schmerzen
V. Traume

pausa

H. Berlioz (1803-1869)
Les nuits d’été (op.7)

I. Villanelle
II. Le Spectre de la Rose
III. Sur les lagunes: lamento
IV. Absense
V. Au cimetière: Claire de lune
VI. L’île inconnue

Elisabete Matos, soprano
Nuno Côrte-Real, maestro
ORQUESTA SINFÓNICA CASTILLA Y LEÓN


Lotação: 400
acesso a público com mobilidade condicionada
Preço: 5
Comprar Bilhetes
Evento no Facebook

Teatro-Cine de Torres Vedras-

Horário de funcionamento
Em dias de espetáculo:
De quinta-feira a sábado: a partir das 17h00
Exceto espetáculos ao domingo à tarde: uma hora antes do espetáculo

Av. Tenente Valadim, n.º 19
2560 Torres Vedras

261338131
teatro.cine@cm-tvedras.pt
Localização Google Maps


Acreditando que o turismo cultural é um mecanismo de forte desenvolvimento económico e social, a 11ª edição da TEMPORADA DARCOS tem como principal linha orientadora o cruzamento entre turismo e cultura, almejando o desenvolvimento e a promoção nacional e internacional de Lisboa e da Região Oeste, através da realização de concertos, workshops e master classes em locais emblemáticos, e outros insuspeitos. O destaque principal vai para a visita pela primeira vez a Portugal das afamadas orquestras Orquesta Sinfonica Castilla y León, sediada em Valladolid, e da Orchestra Sinfonica Giuseppe Verdi (La Verdi), sediada em Milão; especial menção, também, para a participação da mais internacional soprano portuguesa, Elisabete Matos, e do prestigiado ator Paulo Pires. Afirmando-se perentoriamente como um dos mais importantes grupos de câmara lusitanos, o ENSEMBLE DARCOS interpretará uma série de concertos cujo repertório será preenchido com obras capitais da história da música ocidental, assim como a mais recente música portuguesa contemporânea, onde se destacam os nomes dos compositores Luís Tinoco, Fernando Lapa, João Madureira e Carlos Marecos.

A TEMPORADA DARCOS, tendo como outra importante linha orientadora a sua atividade educativa e pedagógica, irá promover ao longo de 2018 uma série de master classes com reputados músicos nacionais e internacionais, a 2ª edição do "Workshop para Miúdos e Graúdos" no Hotel Golf Mar, em Porto Novo, e a reposição cénica do Lagarto Pintado, cancioneiro infantil onde se revisitam as mais célebres canções do imaginário musical português. Por último, destaque para o ambicioso projeto de ópera em parceria com o Inatel Teatro da Trindade, com a apresentação de uma nova ópera de Nuno Côrte-Real e Pedro Mexia, a partir do conto tradicional “O Macaco de Rabo Cortado”, transformado em comédia satírica ao superficial e consumista mundo em que vivemos. A encenação será assinada por Ricardo Neves Neves.

Organização 
Câmara Municipal de Torres Vedras | Teatro-Cine de Torres Vedras | Temporada Darcos
Parceiros
CCB | Teatro da Trindade | Inatel | República Portuguesa | Culturgest
Apoio à Divulgação
Antena 2 | Turismo Centro Portugal | Apoio Institucional |Câmara Municipal de Lisboa | Câmara Municipal de Alenquer | Embaixada de Espanha em Portugal | Cooperacion Espanhola
Hotel Oficial
Hotel Golf Mar
Patrocinador Oficial
Xpress You
Apoio
Oeste Portugal

TEMPORADA DARCOS 2018
Direção artística: Nuno Côrte-Real
Consultor: Afonso Miranda
Relações Públicas: Rita Pereira
Comunicação e Assessoria de Imprensa: Débora Pereira
Produção e Projetos: Henrique Figueiredo
Comunicação e Imagem: Câmara Municipal de Torres Vedras

Última atualização: 11.12.2017 - 14:36 horas
voltar ao topo ↑