Torres Vedras

Agenda

Sinais de alerta para a violência no namoro

Debate "Conversas com Pais"

Até 16 de março | 21h30

Debates e seminários

Evento já ocorrido

Local: Auditório do Edifício Paços do Concelho
Destinatários: Pais, encarregados de educação e comunidade educativa

A violência é um fenómeno transversal a toda a sociedade sendo atualmente reconhecida como um problema de saúde pública, em parte devido à morbilidade e mortalidade que lhe estão associadas, mas também ao reconhecimento da possibilidade de identificar e monitorizar fatores de risco e implementar medidas de prevenção e proteção.
Assumem particular destaque os fenómenos de violência praticados e sofridos no contexto de uma relação de intimidade como é a relação de namoro, integrável no âmbito mais vasto da violência doméstica. E é numa fase tão crucial para o desenvolvimento da personalidade e para a maturação psicossocial e cognitiva dos nossos jovens, em que muitos começam a experienciar aspetos da vida a dois, que podem vir a assumir o papel de agressor ou o de vítima, ou até ambos. Propomos abordar a essencialidade desta temática tomando como ponto de partida a perspetiva de um profissional de saúde complementada pela vertente forense.


César Santos

Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Especialista em Medicina Legal atualmente a exercer funções no Gabinete Médico-Legal e Forense Médico-Legal Médio Tejo (Tomar) do qual é também responsável pela respetiva coordenação.
Assistente Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.
Representante Interdepartamental do INMLCF para o V PNCPVDG (V Plano Nacional de Combate e Prevenção à Violência Doméstica e de Género). Frequentou diversos cursos e ações de formação na área das ciências forenses. Apresentou em autoria ou coautoria mais trinta comunicações e foi orador em múltiplos eventos em que também abordou a violência no namoro, nomeadamente no contexto das edições já concretizadas do Seminário “E se a escola do namoro formasse profissionais em violência?”.

Info: www.educacaotorresvedras.com
Orador:
César Santos (especialista em Medicina Legal)


Auditório do Edifício Paços do Concelho

Praça do Município
2560 Torres Vedras

Localização Google Maps


A educação parental é um desafio. Na difícil tarefa de educar, muitas são as dúvidas e as preocupações que assaltam os pais nas questões educativas com que lidam diariamente. Com o objetivo de apoiar as famílias, a Câmara Municipal de Torres Vedras assume também este desafio desde 2007, proporcionando contextos de promoção de uma parentalidade positiva através do projeto Conversas com Pais.

Em sessões mensais com intervenção de especialistas nas mais diversas áreas de interesse na educação das crianças e jovens, é propiciada a participação ativa, discussão de temas, reflexão e dinâmicas que partem, muitas vezes, da experiência dos pais. Este projeto é para todos aqueles que desejam adquirir conhecimentos específicos e estratégias para ajudarem as suas crianças e jovens a crescer de forma equilibrada e feliz. Pais informados, mais confiantes e descontraídos são meio caminho percorrido para a felicidade mútua.