Torres Vedras

Agenda

Requiem, de Antonio Tabucchi

Quintas com Livros - Comunidade de Leitores

Até 9 de junho 2018 | 15h30 às 18h30

Leitura Quintas com Livros - Comunidade de Leitores

Evento já ocorrido

Local: Quinta da Boa Esperança, Torres Vedras
Destinatários: Adultos

Esta atividade integra o(s) programa Cidade Europeia do Vinho 2018 | Torres Vedras/Alenquer

Num domingo de verão, um homem está a ler “O livro do desassossego” debaixo de uma amoreira numa quinta de Azeitão e, de repente – por um sortilégio, por uma alucinação – encontra-se em Lisboa. Está um dia tórrido, a cidade está quase deserta. O homem começa a percorrer a cidade à procura de pessoas e coisas que desapareceram da sua vida (um amigo, uma mulher, o pai, um poeta, uma casa, uma pintura), dos quais quer despedir-se pela última vez.
Mas no seu percurso vai encontrar, alucinadamente, mortos e vivos no mesmo plano.
Este livro, que fala da morte quase com alegria, é um bizarro requiem e simultaneamente uma errância, um sonho, uma extravagância, uma espécie de “Alice no país das maravilhas” o qual o Wonderland é Lisboa. Mas é também uma homenagem a Portugal, um extraordinário percurso lisboeta, um ato de afeto de um célebre escritor estrangeiro que quis escrever este livro em português.

Mediador da Sessão: Luis Filipe Cristóvão
Biografia: Luís Filipe Cristóvão nasceu em 1979. Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, frequentou os programas de Mestrado em Teoria da Literatura e em Treino Desportivo, e o Curso de Especialização em Edição e Novas Tecnologias. Tem trabalho disperso por revistas e antologias em português, castelhano, francês, inglês, alemão e lituano. Desde 2005 publicou os livros de poesia "Registo de nascimento", "Pequena antologia para o corpo", "E como ficou chato ser moderno", "Santa Cruz" e "A cabeça de Fernando Pessoa". Também escreveu dois livros infantis: "Afonso e o livro", aconselhado pelo Plano Nacional de Leitura português, e "Pedro gosta", publicado no Brasil pela Oficina Raquel. Depois de ter sido livreiro, editor, dirigente associativo e gestor de conteúdos online, trabalha, atualmente, como jornalista desportivo.

Inscrições: 261 320 747 ou isabelraminhos@cm-tvedras.pt


Atividade Gratuita


As Comunidades de Leitores têm como finalidade a descoberta de formas diferentes de aproximação aos textos, através da discussão em grupo de determinadas obras, escolhidas previamente. Do gosto pela leitura e da conversa sobre o que se lê, da troca de opiniões, de pontos de vista, de associações, geram-se cumplicidades e desenvolve-se o gosto por uma leitura mais ativa e partilhada. “Religar a literatura à vida, é este o maior mérito das Comunidades” (Paula Moura Pinheiro).

Com encontros mensais, Quintas com Livros é uma comunidade de leitores promovida pela Biblioteca Municipal de Torres Vedras que conta no seu curriculum com um vasto leque de leituras, desde a sua criação em janeiro de 2009.

A realização desta comunidade de leitores tem como objetivos:

1) criação de dinâmicas que se formam em torno de interesses comuns;

2) promover hábitos de leitura que funcionem como leitmotiv para que as pessoas falem das suas experiências individuais, tornando a ação mais interessante, gerando cumplicidades e produzindo resultados surpreendentes;

3) partilhar informação sobre determinadas áreas de interesse, podendo assim os participantes alargar os seus conhecimentos

 

Blog da comunidade de leitores: quintascomlivros.blogspot.pt

Site da Biblioteca Municipal: www.biblioteca-tvedras.pt Página de Facebook da Biblioteca Municipal: www.facebook.com/bibliotecatvedras

Última atualização: 22.05.2018 - 17:10 horas
voltar ao topo ↑