Torres Vedras

Agenda

Pro Santa Cruz 2018 presented by Oakley

Surf

Até 29 de abril 2018

Atividade física

Evento já ocorrido

Local: Santa Cruz

Esta atividade integra o(s) programa Santa Cruz.365

Os melhores surfistas do Mundo estão a caminho de Torres Vedras, onde, entre os dias 24 e 29 de abril toma lugar, nas praias de Santa Cruz, o Pro Santa Cruz 2018 by Oakley, campeonato de categoria 3000 do circuito de qualificação (QS) da World Surf League (WSL).

Com um posicionamento estratégico em 2018, num período da temporada em que será o campeonato de categoria mais elevada a acontecer, o Pro Santa Cruz 2018 by Oakley prepara-se para receber cerca de 160 surfistas com ambições de um dia chegar à elite mundial de surf da WSL.

“ É com imenso orgulho que, pelo terceiro ano consecutivo, Santa Cruz recebe a prova do WSL que se assume como uma paragem obrigatória para os que competem neste circuito mundial de qualificação. Se o sucesso do primeiro ano se converteu no aumento de 1000 para 3000 pontos associados à prova, o ano de 2018 assume-se como a continuação da aposta em Santa Cruz para a realização desta etapa.
Voltar a receber um QS 3000 nas nossas praias é uma aposta que temos a certeza que iremos honrar, não só pelas características únicas da nossa costa Atlântica - em que se destaca o galardão europeu QualityCoast / Green Destination, como pela hospitalidade das nossas gentes.
De 24 a 29 de abril temos os olhos postos em Santa Cruz, seguindo ondas e atletas que nos honram com a sua presença. Um olhar que não deixa de se focar no horizonte, para que continuemos a trilhar um caminho de afirmação na rota do surf mundial, apostando essencialmente nos jovens surfistas vindos dos vários continentes.” Afirma Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras.

No topo da lista de inscritos surge um trio de surfistas pertencente ao circuito mundial de surf (CT): o português Frederico Morais, o japonês Kanoa Igarashi e o francês Joan Duru, que, na altura entre campeonatos do principal circuito da modalidade, vêm a esta prova procurar manter o seu elevado ritmo competitivo.

 “O lote de surfistas inscritos vem comprovar por um lado a importância que o Pro Santa Cruz by Oakley tem no calendário do circuito mundial da WSL uma vez que não existem outras provas  no mesmo período a nível mundial e também  porque se situa num momento em que tanto os atletas do CT como os atletas com aspirações a subir à divisão principal começam a “fazer contas”. Por outro lado, desde a primeira edição em 2016 que o mundo tomou conhecimento do potencial das ondas de Santa Cruz e como tal está é sem duvida uma excelente oportunidade para voltarem a Portugal e competirem nas melhores ondas do Mundo”. Afirma Francisco Spinola representante da WSL na Europa.

Ao trio da elite mundial, juntar-se-á um grupo de surfistas que já fez parte do CT, nomeadamente, os brasileiros Wiggoly Dantas, Miguel Pupo e Jadson André, o italiano Leonardo Fioravanti, o australiano Ryan Callinan e o espanhol Aritz Aranburu. Para estes surfistas, tal como para o francês Jorgann Couzinet, o brasileiro Bino Lopes, ou outros líderes do ranking do QS, só há um objetivo: ganhar o campeonato e garantir a qualificação para o mundial de 2019. Completam o leque de inscritos vários surfistas do QS e esperanças internacionais que tornam o Pro Santa Cruz 2018 by Oakley um dos campeonatos mais exigentes do circuito.

A presença portuguesa na prova faz-se notar, sendo a segunda nacionalidade mais representada. O já mencionado Frederico Morais lidera as hostes portuguesas, seguido de perto no seeding por Vasco Ribeiro. Nicolau Von Rupp, Pedro Henrique, Tomás Fernandes, Miguel Blanco, Jácome Correia, Tiago Pires, Luís Perloiro, Eduardo Fernandes, Francisco Carrasco, Frederico Magalhães, Pedro Coelho, Henrique Pyrrait, Ruben Gonzalez e Raul Borman compõe a lista de 16 surfistas, estando ainda outros quatro como substitutos em caso de ausência de algum surfista na competição.

Em 2016, esta prova tomou lugar na praia da Física e, no ano passado, foi a vez da praia da Vígia ser o palco do evento, tendo ambas as localizações proporcionado ondas de qualidade para a competição. Assim, para 2018, a organização da prova decidiu ter as duas praias como localizações possíveis para a realização do Pro Santa Cruz 2018 by Oakley, garantindo assim que os surfistas vão poder competir nas melhores ondas da região.

O Pro Santa Cruz presented by Oakley tem o apoio do Turismo de Portugal; Turismo do Centro; CM Torres Vedras; Oakley; MEO; Hertz e Hotel Golfe Mar.


Atividade Gratuita


Última atualização: 20.04.2018 - 12:59 horas
voltar ao topo ↑