Torres Vedras

Agenda

Homossexualidade com uma infância feliz

Debate | "Conversas com Pais"

Até 27 de abril 2018 | 21h30

Debate/Seminário

Evento já ocorrido

Local: Auditório do Edifício Paços do Concelho
Destinatários: Pais, encarregados de educação e comunidade educativa

Na apresentação serão descritas situações familiares e a importância do apoio da família na minimização dos efeitos da discriminação de que as pessoas homossexuais são alvo.
Será descrito o trabalho da associação AMPLOS desde a sua fundação, sublinhando-se a importância dos grupos de apoio, da formação em ambiente escolar e da influência que os pais têm tido para a transformação das políticas públicas e da legislação pelos direitos humanos.

Margarida Faria
Abraçou a causa dos direitos LGBTI após a revelação da homossexualidade de uma das suas filhas. Fundou, com o seu marido a AMPLOS, uma associação de pais de LGBTI. Desde 2009 tem trabalhado com famílias no sentido da aceitação dos seus membros gays, lésbicas e transgénero. Está envolvida na luta contra a discriminação e pela defesa dos direitos LGBT na legislação portuguesa. O trabalho da AMPLOS tem-se alargado à intervenção em meio escolar e a nível comunitário. A AMPLOS está atualmente preocupada em alargar a sua ação à defesa dos direitos de crianças de género não normativo pela defesa de ambientes escolares seguros, e de género neutro, que possibilitem a livre expressão destas crianças. Os pais da AMPLOS, desfilam anualmente na Marcha Pride de Lisboa.
Margarida Faria foi também vice-presidente da associação FDS – Familias por la Diversidad Sexual – que reúne associações de pais de 22 países da América Latina, Espanha e Portugal de 2013 a 2016. Em junho esta associação realizou a sua VI Convenção em San José, Costa Rica. Atualmente é secretária geral da rede europeia European Network of Parents of LGBTI persons – ENP.

 

 

Info: www.educacaotorresvedras.com
Oradora: Margarida Faria (Amplos)
Moderadora: Vanda Sousa (ATV)


Atividade Gratuita


A educação parental é um desafio. Na difícil tarefa de educar, muitas são as dúvidas e as preocupações que assaltam os pais nas questões educativas com que lidam diariamente. Com o objetivo de apoiar as famílias, a Câmara Municipal de Torres Vedras assume também este desafio desde 2007, proporcionando contextos de promoção de uma parentalidade positiva através do projeto Conversas com Pais.

Em sessões mensais com intervenção de especialistas nas mais diversas áreas de interesse na educação das crianças e jovens, é propiciada a participação ativa, discussão de temas, reflexão e dinâmicas que partem, muitas vezes, da experiência dos pais. Este projeto é para todos aqueles que desejam adquirir conhecimentos específicos e estratégias para ajudarem as suas crianças e jovens a crescer de forma equilibrada e feliz. Pais informados, mais confiantes e descontraídos são meio caminho percorrido para a felicidade mútua.

Última atualização: 26.04.2018 - 11:05 horas
voltar ao topo ↑