Torres Vedras

Agenda

Turres Veteras XXI - "Caminhos do Rio"

Encontro de História

Até 12 de maio 2018

Debate/Seminário

Evento já ocorrido

Local: Auditório do Edifício Paços do Concelho

"Turres Veteras" é uma iniciativa organizada pelo Município de Torres Vedras e pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa que, este ano, conta também com a parceria da Universidade Estadual de Goiás e a Universidade Estadual do Maranhão. 
Consiste num encontro de História organizado anualmente em Portugal, no qual se aborda um tema pertinente, não apenas para o estudo da identidade e da memória do concelho de Torres Vedras e da região Oeste, mas também para a própria História de Portugal e Universal. Este encontro tem também como objetivos fundamentais o fomento do estudo e da investigação relativos à História local e regional, assim como a partilha de experiência e de resultados obtidos na área da História da Cultura e Mentalidades, desde o período pré-clássico até ao presente.

Esta edição é dedicada aos rios, pois "desde os tempos remotos, os rios são divinizados e humanizados, constituem barreiras e elementos de ligação, complementam vias e são caminhos, fomentam riquezas e inspiram poetas e músicos. Por vezes, o rio é mar e abraça o largo mar Oceano, por onde partiram e aonde chegaram aventureiros de desvairadas línguas, religiões e geografias, varando rios, descobrindo mundos… Por vezes, o rio é apenas lugar, paisagem, território e definidor da região. Mas é sempre um elemento identitário de um território antrópico, através do qual é possível, no espelho das suas águas, o homem conhecer-se a si próprio, assim como no reflexo multidisciplinar dos outros, olhares e caminhos do rio, ora idênticos ora distintos, que aqui se encontram e confrontam."

 
Certificação
Certificação do Curso de Formação no âmbito da formação dos Professores, pelo Centro de Formação Escolas de Torres Vedras e Lourinhã

Atuação de Ruben Monteiro - Quarteto, com a apresentação da peça musical "Turres Veteras"
(12 de maio, às 18h00)
Inscrições: 261 320 736 ou arquivo@cm-tvedras.pt


Preço: 15

Auditório do Edifício Paços do Concelho-

Praça do Município
2560 Torres Vedras

Localização Google Maps


Última atualização: 03.05.2018 - 12:48 horas
voltar ao topo ↑