Torres Vedras

Agenda

O mar que respiramos

Jogo

11 de julho de 2018 | quarta | 10h30 às 12h00

Oficinas infanto-juvenil Programa Bandeira Azul

Local: Praia de Santa Helena

Esta atividade integra o programa Onda de Verão

Os oceanos estão em perigo, vem ajudar a preservar.

Dinamização de um jogo tipo Gincana, em que os participantes realizam várias tarefas/atividades e simultaneamente são sensibilizados para a problemática da poluição dos oceanos.

Info e inscrições: 261 314 163, 918 773 342 ou cea@cm-tvedras.pt 



Integrado em Programa Bandeira Azul. Outras datas:

Em 2018, o Programa Bandeira Azul trabalha o tema “O Mar que Respiramos”.

50% do dióxido de carbono lançado na atmosfera é absorvido pelos oceanos e 70% do oxigénio da Terra é produzido pelo plâncton marinho. O papel das florestas marinhas é fundamental, são as algas mais pequenas que nos dão o ar que respiramos. Por sua vez, as florestas terrestres são fundamentais para os ecossistemas, são o habitat de 80% da biodiversidade terrestre e são elas que garantem a água doce de que todos os seres vivos dependem.

Este tema procura despertar consciências para a influência que os oceanos exercem em todos os aspetos da vida no planeta, de que forma afetam e são afetados pelas alterações climáticas e o que isso significa a longo prazo. Este tema pretende ainda demonstrar a ligação existente entre ecossistemas terrestres e marinhos e como a vida no mar está tão dependente de pequenos gestos em nossas casas.

O caminho passa pela educação ambiental e pela adoção de comportamentos mais racionais e eficientes na utilização de recursos. Uma educação para a conservação, proteção e melhor gestão, que começa nas florestas e termina no mar.