Torres Vedras

Agenda

Rosa Chá, Histórias de Chá

Apresentação do livro, com texto de Manuela Paiva e ilustrações de Isabel T. de Sousa

Até 12 de maio 2018 | 15h30

Leitura

Evento já ocorrido

Local: Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino

Apresentação do livro Rosa Chá, Histórias de Chá com texto de Manuela Paiva e ilustrações de Isabel T. de Sousa.

Neste livro, a personagem Rosa-Chá conta a História do Chá e as estórias associadas aos seus vários tipos e variedades, a partir do Celeste Império.
Numa narrativa acessível e lúdica, mas culta, conta-se a aventura dessa bebida milenar, que é hoje a segunda mais consumida do mundo, desde a sua origem na China, no ano 2737A.C., até ao Ocidente, na contemporaneidade.
O livro, ilustrado pela pintora Isabel Teixeira de Sousa, intitulado de Rosa Chá, Histórias de Chá consta de “histórias” de chás e sobre Chá, dá também informação sobre tipos e variedades, países produtores, benefícios e rituais associados, enfim, faz uma viagem ao  fantástico mundo do chá, uma viagem fascinante de disseminação pelos quatro cantos do Mundo.

M. Manuela G. Paiva
Licenciada em Filologia Românica e Doutorada em Estudos Portugueses. Viveu 17 anos em Macau – China, onde lecionou Língua e Cultura Portuguesa a estrangeiros, em várias instituições, nomeadamente no Instituto Politécnico de Macau e Universidade de Macau. Aí consolidou a sua paixão pelo Chá e pela sua história. Foi cofundadora com a sua filha Mónica da Ó-Chá Tea Room, em 2005. Esta casa de chá foi convertida em 2014 num espaço de Chá e Yoga, R/c Oriente, que agora gere. 

Isabel Teixeira de Sousa
Nasceu em Angola. Licenciou-se em Artes Plásticas – Pintura, na Faculdade de Belas Artes de Lisboa.
Foi docente na área de Artes Visuais no ensino secundário.
Desenvolve a atividade de Pintura, tendo participado em exposições individuais e coletivas em Portugal e no estrangeiro, destacando-se entre muitas, as presenças: Galeria Alvarez no Porto, Galeria Antas, Porto, Museu do Traje, Galeria Ofícios do Tempo, Galeria ARA, Galeria Gymnásio, Galeria Iosefhus, em Lisboa, MARCA MADEIRA, Funchal, II Bienal dos Açores e do Atlântico, Palácio do Egipto em Oeiras, FAC – I Feira de Arte Contemporânea de Lisboa, Galeria Soctip, Museu de Arte Contemporânea de Sakay, Japão, Museu Shoto Art, Japão, Artistas Contemporâneos no Oriente Museu de Seul , Coreia do Sul, Galeria 57 em Macau, Artistas Angolanas Contemporâneas em Macau e Expo 6x6 Casa de Portugal em Macau/Galeria 57.
Autora da Ilustração dos livros: Histórias para um neto, Avô, o que foi o 25 de Abril, Receitas Poéticas, Estórias (para adultos) infantis, de Xico Braga. As escolhas do Sebastião, de Ana Luz. Rosa-Chá, de Manuela Paiva.

Editora: Nova Vega
Apoio: Município de Torres Vedras


Atividade Gratuita


Publicado: 10.04.2018 - 17:34 horas
voltar ao topo ↑