Torres Vedras

Agenda

Portugal Economia Social

Evento de Empreendedorismo e Inovação Social

Até 24 de maio 2018

Evento

Evento já ocorrido

Local: Centro de Congressos de Lisboa

A 3.ª edição do Portugal Economia Social realiza-se nos dias 23 e 24 de maio, no Centro de Congressos de Lisboa, com entrada livre.

O Município de Torres Vedras estará representado no certame, através de presença em stand institucional, com a apresentação de diversos projetos, programas, ações e equipamentos desenvolvidos ou criados pela Autarquia na área de desenvolvimento social, como são exemplo:

  • Romed;
  • Associação Incluir +;
  • Porta a Porta;
  • ISA (Idosos Saudáveis e Ativos) Património;
  • Atitude Positiva;
  • Gabinete de Apoio à Deficiência Visual;
  • ColorAdd (Sistema de Identificação de Cores para Daltónicos);
  • Centro de Estudos de Economia Social;
  • Sustentabilidade Alimentar Escolar;
  • EcoCampus;
  • Torres Vedras LabCenter.

Sabia que Portugal foi o primeiro país da Europa a reservar parte dos fundos estruturais europeus para a área da inovação social? No nosso país, o sector social é o segundo maior “empregador” nacional, com cerca de 260 mil trabalhadores em instituições, associações, IPSS, ONG’s, mutualistas, coletividades, cooperativas, misericórdias e fundações.

Neste contexto surge o Portugal Economia Social enquanto evento empenhado em promover e debater a Economia Social Solidária e estimular uma Economia Social Sustentável, através de um encontro com duas vertentes: o Fórum de Debate e uma mostra de produtos e soluções para o setor.

Para esta 3.ª edição apostou-se num espaço para municípios, onde será apresentado o trabalho desenvolvido na área da inclusão social – envelhecimento ativo e boas práticas, assim como a importância deste sector na empregabilidade da região concentrada nas instituições sociais. Os municípios de Cascais, Oeiras, Chamusca, Faro, Lousada, Braga, Fundão, Sintra, e Vila Franca de Xira, Vila Nova de Gaia, entre outros, apresentarão soluções sociais inovadoras e mostrarão de que forma se destacam enquanto município inclusivo.

Na sequência do sucesso do ano passado, o Social Innovation Shaker será novamente aposta no Fórum Debate do evento, com a apresentação de negócios sociais à procura de investimento, assim como de cinco projetos estrangeiros. A grande novidade será a presença na iniciativa de três investidores internacionais do sector da economia social.
Existem cerca de 61 mil entidades envolvidas na Economia Social. Torna-se, portanto, fulcral explorar a questão do financiamento. Assim, no Portugal Economia Social poderá assistir à Conferência “Financiamento e Inovação Social”, ideal para a obtenção de informação sobre as candidaturas para projetos cofinanciados na área e também quais os benefícios fiscais para os Investidores Sociais.
Outra das novidades será a apresentação do “Guia de Boas Práticas de Acessibilidade – Comunicação Inclusiva em Monumentos Museus e Palácios”, um trabalho do Turismo de Portugal e da Direção- Geral do Património Cultural que visa a promoção de experiências de turismo mais inclusivas.
Num contexto pedagógico e interativo o evento irá criar um espaço de experiências denominado “Viver a Diferença” onde será possível vivenciar algumas das dificuldades que pessoas com algumas incapacidades têm de superar.
Ajudar a cadeia da Economia Social a dar novas respostas é a missão principal do Portugal Economia Social, que fará convergir no mesmo espaço os municípios, as empresas e os investidores, um local de networking e partilha de conhecimentos e ideias com vista ao crescimento qualitativo do sector.


Atividade Gratuita


Última atualização: 18.05.2018 - 15:02 horas
voltar ao topo ↑