Torres Vedras

Agenda

41.ª Edição do Troféu Joaquim Agostinho

Grande Prémio Internacional de Ciclismo de Torres Vedras

Até 15 de julho 2018

Evento

Evento já ocorrido

126 corredores de nove nacionalidades, provenientes de três continentes, são esperados para a edição deste ano do Troféu Joaquim Agostinho, o qual terá nessa sua 41.ª edição uma forte associação à temática do vinho, tendo em conta o facto de Torres Vedras e Alenquer serem em 2018 "Cidade Europeia do Vinho".

O Troféu Joaquim Agostinho realizar-se-á entre os dias 12 e 15 de julho, com a participação de 21 equipas constituídas por 6 corredores, sendo que 65 serão estrangeiros, oriundas de cinco países (Angola, Espanha, Holanda, Mongólia e Portugal).

Apesar de ser uma corrida 2.2 e de, pelos regulamentos, só poder contar com duas equipas continentais profissionais, a UCI ao reconhecer o prestígio do Grande Prémio Internacional de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho, autorizou a participação de três conjuntos do segundo escalão mais importante da hierarquia mundial do ciclismo: Burgos BH, Caja Rural-Seguros RGA e Euskadi Basque Country-Murias.       

A competição terá um total de 486 quilómetros, distribuídos por um prólogo e três etapas, proporcionando um percurso equilibrado, com oportunidades para diferentes perfis de ciclistas. Regressa assim aos quatro dias de prova a corrida portuguesa que há mais anos ininterruptamente integra o calendário internacional de ciclismo.

O início acontece no Turcifal, com um prólogo de 8 quilómetros, em sistema de contrarrelógio individual, que já começa a ser tradição na “corrida-bandeira” da região Oeste. O primeiro ciclista sai para a estrada às 17h do dia 12 de julho, esperando-se que a primeira camisola amarela seja entregue cerca das 19h.

A primeira etapa em linha, no dia 13 de julho, terá 162 quilómetros, ligando a Adega Cooperativa de S. Mamede da Ventosa (12h30) ao Sobral de Monte Agraço (16h30). Olhando ao perfil da viagem, prevê-se que seja a tirada mais adequada para os velocistas puxarem pelos galões.

Segue-se no dia 14 uma etapa de 144 quilómetros, que começa às 15h, na Serra d’El Rei, para terminar em Torres Vedras, pelas 18h30. Cerca de metade do percurso será disputado em pleno circuito torriense, marcado pelo sobe e desce, esperando-se que a discussão das primeiras posições aconteça entre um grupo restrito ou que a sorte bafeje um corajoso fugitivo que consiga enganar a lógica do pelotão. A etapa conclui-se à quinta passagem pela meta.

A derradeira tirada é a “cereja no topo do bolo” deste Grande Prémio Internacional de Ciclismo de Torres Vedras, uma ligação de 172 quilómetros, entre o Cadaval (11h20) e o Alto de Montejunto (15h20). A meta coincide com um prémio de montanha de primeira categoria, já que os últimos 7,5 quilómetros serão em subida, desde o Avenal até ao risco de chegada, com rampas cuja inclinação média é de 7 por cento. Antevê-se que a luta pela camisola amarela fique guardada para etapa final.

Etapas

12 de julho – Prólogo Turcifal – Turcifal, 8 km. Partida 1.º corredor: 17h
13 de julho -  1.ª etapa: 12h30, Ventosa (Adega Cooperativa) – Sobral de Monte Agraço, 16h15 | 162km
14 de julho – 2.ª etapa: 15h00, Serra d’el Rei – Torres Vedras (circuito), 18h26 | 144km
15 de julho – 3.ª etapa: 11h20, Cadaval – Alto Montejunto, 15h20 | 172kms

Equipas previstas
W52 / FC Porto, Aviludo – Louletano – ULI, Efapel, Euskadi Basque Country Murias, Burgos BH, Radio Popular / Boavista, Liberty Seguros / Carglass, Miranda – Mortágua, Sporting – Tavira, Alecto Cycling Team, Vito – Feirense – Blackjack, Sicasal / Constantinos / Delta Cafés, LA Alumínios, Bai – Sicasal – Petro de Luanda, Caja Rural – Seguros RGA, Team Euskadi, FGP / Clube / Bombarral e Côte D’ Azur

Camisolas
Amarela | Oeste Portugal-Comunidade Intermunicipal do Oeste - Class. Geral Individual de Tempos
Preta | Adega Mor - Class. Geral do Combinado
Cinza | ModeCort - Class. Geral por Pontos
Azul | Tendas do Oeste – Aluguer de Tendas - Class. Geral da Montanha
Branca | Colchões Bom Repouso - Class. Geral Metas Volantes
Laranja  | IPDJ - Class. Geral da Juventude

Faixa de vencedor da Etapa | Ô Hotel Golf Mar / Águas do Vimeiro   
Prémio vencedor da Etapa | Cheque Amanhecer

Alterações ao Trânsito

12 de julho, quarta-feira | Prólogo » Turcifal – Turcifal, 8km

No dia 12 de julho, haverá o PRÓLOGO do TURCIFAL, o que origina trânsito cortado, das 16h30 às 19h30, nas ruas do itinerário e entre Mugideira - Cadriceira

14 de julho, sábado | 2.ª Etapa

No dia 14 de julho, a chegada da 2.ª etapa será antecedida do Circuito (antigo) de Torres Vedras com 5 passagens pela linha de chegada, o que implicará alterações ao trânsito / estacionamento no itinerário e zonas envolventes, entre as 16h e as 19h: T. VEDRAS - VARATOJO – FIGUEIRAS – S. MAMEDE – SERRA DA VILA – T. VEDRAS

Autarquias envolvidas no Troféu Joaquim Agostinho

Municípios: Torres Vedras, Alenquer, Alcobaça, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço

Freguesias: União de Freguesias de Carvoeira e Carmões, Junta da Freguesia da Atouguia da Baleia, União de Freguesias de Dois Portos e Runa, União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia, União de Freguesias do Maxial e Monte Redondo, Junta da Freguesia da Ota, Junta da Freguesia da Ponte do Rol, Junta da Freguesia do Ramalhal, Junta da Freguesia de São Pedro da Cadeira, Junta da Freguesia da Silveira, Junta da Freguesia do Sobral de Monte Agraço, Junta da Freguesia do Turcifal, Junta da Freguesia de São Mamede da Ventosa, Junta da Freguesia de São Quintino, Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães, Junta da Freguesia da Serra d’el Rei e Junta da Freguesia do Vilar

A organização do Troféu Joaquim Agostinho -  41.º Grande Prémio Internacional de Ciclismo de Torres Vedras – Oeste Portugal é da União Desportiva do Oeste, em parceria com a Câmara Municipal de Torres Vedras.

Info: www.udo.pt


Atividade Gratuita


Publicado: 29.06.2018 - 16:04 horas
voltar ao topo ↑