Torres Vedras

Agenda

Inscrições para Lagar - Plataforma Criativa para a Cidade Europeia do Vinho 2018

Concurso Fotográfico

Até 10 de agosto 2018

Concurso

Evento já ocorrido

Local: Torres Vedras e Alenquer

Esta atividade integra o(s) programa Cidade Europeia do Vinho 2018 | Torres Vedras/Alenquer

O LAGAR – Plataforma Criativa para a Cidade Europeia do Vinho 2018, é um projeto que tem como objetivo o registo fotográfico contemporâneo, procurando a valorização do património material e imaterial vinícola do território Torriense e Alenquerense.  

O Lagar prevê o desenvolvimento de projetos onde confluem dois universos distintos. Por um lado, o património material que contempla, a paisagem vinícola local, através das suas diversas dimensões culturais presentes na construção do território e o património edificado. Por outro, o património imaterial que abrange um legado de saberes, um universo de lugares de encontro social e laboral, que gerou conhecimentos locais associados a uma identidade própria.

Por fim a fotografia, que perpetua estes territórios no tempo, apresenta-se como um processo educativo aberto, no qual o dispositivo fotográfico é explorado no âmbito da prática artística interdisciplinar e da criação contemporânea. Servindo assim, como uma ferramenta essencial na investigação, registo e inventariação do património material e imaterial dos territórios que juntos contemplam a Cidade Europeia do Vinho de 2018.

Pretende-se uma simbiose entre estes universos com a criação de três eixos programáticos: DESENGACE – Concurso de Fotografia, PISAR – Maratonas Fotográficas e o COLHEITAS - Instantâneos Fotográficos.  Estas três atividades abrangem uma diversidade de públicos, promovendo as relações assentes num apoio complementar e mútuo, fundado no registo fotográfico contemporâneo.

Esta partilha de saberes e de recursos possibilita, aos participantes, o discurso inerente ao objeto artístico de modo a que conduza à problematização e discussão do real contemporâneo, despoletando a disseminação de conhecimento crítico, em paralelo, com a valorização da cultura vinícola Torreense e Alenquerense.

O LAGAR – Plataforma Criativa para a Cidade Europeia do Vinho 2018, é um projeto ponte que pretende alojar um conjunto de artistas, fotógrafos e público em geral nesta vertente artística em Torres Vedras e Alenquer com o objetivo de registar, documentar e reinterpretar artisticamente o território e o património material vinícola local tendo a fotografia como canal multifacetado de expressão, bem como, fomentar a produção artística contemporânea assente na reflexão sobre um passado comum.

Info: 261 338 931 / 261 338 300 ou www.ccctv.org/lagar-1
Inscrições (até 10 de agosto): https://goo.gl/forms/T7asMGIVkkds4qMe2 ou nas residências artísticas do Desengace ou nas maratonas fotográficas do Pisar. 


Atividade Gratuita


Última atualização: 06.08.2018 - 10:42 horas
voltar ao topo ↑