Torres Vedras

Agenda

Concerto de Órgão

III Ciclo de Órgão de Torres Vedras

Até 11 de outubro 2018 | 13h00

Música III Ciclo de Orgão de Torres Vedras

Evento já ocorrido

Local: Igreja da Misericórdia, Torres Vedras

O III Ciclo de Órgão apresenta mini recitais, com uma duração máxima de 15 minutos que vão decorrer todas as quintas feiras do mês de outubro. Estes mini recitais ocorrerão na hora do almoço e serão uma excelente proposta para quem está ou visita a cidade durante a semana. 

Organização: Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras e Câmara Municipal de Torres Vedras
Parceiros institucionais: Cultur'canto - Associação Cultural; Jornal "Voz da Verdade" e Jornal "Badaladas"


Atividade Gratuita


"Chegado à sua III edição, o Ciclo de Órgão de Torres Vedras tem-se afirmado como uma referência cultural e turística na cidade e até da região Oeste, trazendo a este evento destacados músicos da tela nacional que, no deslumbrante espaço da Igreja da Misericórdia, têm interpretado o vasto património musical para órgão solo, música de câmara e música coral, centrando-se nas potencialidades e qualidades impares do Órgão “Bento Fontanes” (1773), existente naquele templo sagrado. 

Composto por três concertos, esta 3.ª edição do Ciclo de Órgão de Torres Vedras que ocorrerá durantes meses de outubro, novembro e dezembro, terá como protagonistas o agrupamento Altus Continuus, grupo este dedicado à música sacra antiga dos séculos XVI, XVII e XVIII,  um recital para órgão e violino barroco dedicado à música portuguesa e italiana dos séculos XVII e XVIII e, para finalizar, o Coro Staccato que nos irá apresentar um belíssimo e divertido conjunto de peças natalícias de várias tradições e culturas. 

Para além dos três grandes concertos do ciclo de órgão, teremos a novidade dos mini-recitais after lunch, com uma duração máxima de 15 minutos e que ocorrerão durante todas as quintas-feiras do mês de outubro. Estes mini-recitais ocorrerão na hora do almoço e serão uma excelente proposta para quem está ou visita a cidade durante a semana. 

Dedicado aos mais novos, haverá durante o mês de novembro um conjunto de três visitas de estudo (em formato peddy-paper) destinadas aos alunos das escolas do concelho, onde os alunos são convidados a fazer uma viagem pela história e aspetos organológicos do instrumento, contado com a boa experiência de ouvirem e experimentarem um órgão histórico. 

Sendo a formação e sensibilização do público um dos principais objetivos do Ciclo de Órgão de Torres Vedras, todos os  recitais terão o formato de recital comentado, para assim haver uma maior interação entre os músicos e o público presente. 

Que este III Ciclo de Órgão de Torres Vedras seja um acontecimento que alie património, música, religião e sociedade."

 

Daniel Oliveira, Diretor Artístico 

Última atualização: 27.09.2018 - 14:49 horas
voltar ao topo ↑