Torres Vedras

Agenda

"Corais e dentes de Leão: Traços da natureza no era uma vez"

Exposição da autoria de Marta Poeira e Olga Neves

Até 27 de novembro 2018

Exposição

Evento já ocorrido

Local: Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino

A  natureza vive escondida nos lugares das histórias,  e as histórias, essas escolhem os lugares onde querem morar: Podem ser nuvens do chão, podem ser corais crispados ou belos dentes de leão, delicados  por de tão  pouco  afiados. Podem ser… Mas no país das histórias é preciso entrarmos pé ante pé,  porque não conhecemos ainda os mundos que nos espreitam, nem os perigos que nos reservam, sejam eles feitos de água ou de fogo, sejam eles feitos de vento ou de pedras. Descobrir esses segredos e ultrapassarmos os medos é como carregarmos para sempre a possibilidade de sucumbirmos à  beleza que mora dentro delas.

 

Biografia: Marta Poeira

Nasceu em Lisboa, no Verão de 1980. Aprendeu a desenhar com a avó mas gostava dos cães lá de casa e quis ser veterinária. Porém, os lápis não a largaram e licenciou-se em Design Visual. Trabalhou como designer de comunicação, em ambiente de atelier, onde ganhou experiência profissional e amigos para a vida. Estabeleceu-se como freelancer para trabalhar como designer. Espalhados na sua mesa de trabalho, os cadernos de desenho que a acompanham sempre, as pinceladas na ilustração. Uma vontade enorme de voltar a estudar fê-la regressar às aulas do Mestrado de Design e Cultura Visual. Por lá aprendeu uma abordagem refrescada do desenho e aceitou o convite para lecionar Desenho de Observação, Banda Desenhada e Ilustração a alunos de Licenciatura e Mestrado. O encontro com os mestres Benjamin Lacombe e Rebecca Dautremer surge anos mais tarde, numa inesquecível experiência de aprendizagem em ilustração.

Divide os dias entre o design, ferramenta de trabalho, o desenho que a ensinou a olhar o mundo e a desvendar-lhe os traços num pedaço de papel e a ilustração como porta aberta ao sonho. 

 

Biografia: Olga Neves

Olga Neves, nasceu numa pequena cidade em Torres Vedras, mas a mãe resolveu fazer malas (com a filha incluída) e mudou-se para o meio do nada! Nesse mesmo lugar onde havia quase nada, havia também um mundo fantástico. O contacto com a natureza, com os cheiros da terra e tudo o mais que conseguia na terra do nada, contribuíram para uma enorme vontade de registar tudo o que viu e sentiu. Estudou na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa mas a distância do mundo onde se pode olhar os outros nos olhos foi por vezes dolorosa, e do lugar no meio do nada trazia sempre recordações maravilhosas.

Atualmente trabalha em escultura e ilustração de livros. Os seus trabalhos incidem na identidade das diversas culturas e as linhas que entre elas se cruzam. Tem como vizinhos três cães, um lagarto e dezenas de pássaros, orquídeas silvestres e vento que canta… muito vento! Todos eles servem de inspiração para o seu trabalho.

 

Info: 261 320 738 ou fabricadashistorias@cm-tvedras.pt 
Inauguração: 16h00


Atividade Gratuita


Última atualização: 26.11.2018 - 15:51 horas
voltar ao topo ↑