Torres Vedras

Agenda

Kefir - um elixir da juventude

Workshop

Até 22 de novembro 2018 | 15h00 às 16h00 | 17h00 às 18h00

Formação

Evento já ocorrido

Local: Torres Vedras LabCenter

Kefir deriva da palavra turca, keif,que significa “bom sentimento” ou “sentir bem”. O Kefir é um produto obtido através da fermentação de leite fresco ou água com açúcar, por grãos brancos ou amarelados, de consistência gelatinosa, chamados vulgarmente grãos de Kefir. É classificado como um leite fermentado ácido-alcoólico, já que na sua composição pode conter uma percentagem de álcool variável entre 0,5 e 1%.

Quando colocados em leite, consomem a lactose e reduzem a caseína, albumina e outras proteínas aos aminoácidos constituintes, além de sintetizar ácido láctico, lactase e outras enzimas que ajudam a digerir a lactose restante depois de ingerida. Os sais de cálcio, são também modificados, para formas mais facilmente absorvidas pelo organismo humano.

Bactérias como, Lactobacillus caucasus, Leuconostoc, e espécies de Acetobacter e Streptococcus, são comuns no Kefir. O Kefir contém também leveduras benéficas como as Saccharomyces Kefir e Torula Kefir, que dominam, controlam e eliminam as leveduras patogénicas presentes no organismo.

Para além desta diversidade de microrganismos, o Kefir contém nutrientes muito importantes como: proteínas de elevado valor biológico, cálcio, fósforo e magnésio, vitaminas do complexo B, de onde se destacam a vitamina B12, B1 e biotina, e vitamina K.

Com este workshop pretende-se dar a conhecer o Kefir, assim como demonstrar como se pode fazer a produção artesanal de kefir em casa.

Inscrições: querosercientista@cm-tvedras.pt 
Responsável: Susana Bernardino, Instituto Politécnico de Leiria


Atividade Gratuita


Lotação: 15

Última atualização: 21.11.2018 - 11:36 horas
voltar ao topo ↑