Torres Vedras

Agenda

Ao Encontro do Conto

Até 16 de fevereiro 2019 | 10h00 às 13h00 | 14h00 às 18h30

Formação

Evento já ocorrido

Local: Espaço Primavera - Centro Municipal da Juventude
Destinatários: Educadores de infância, professores de 1ºCEB, professores, bibliotecários, auxiliares de ação educativa, animadores socioculturais

Curso orientado para o domínio da narrativa oral. O principal objetivo passa por dar a conhecer a estrutura do conto, envolvendo contadores e ouvintes numa experiência de partilha dinâmica. O trabalho focado na estrutura narrativa dos diversos tipos de conto, na expressão corporal, na palavra e na musicalidade permitem dar vida às histórias e transformar a leitura de contos numa experiência artística e, simultaneamente, extremamente didática. Texto, sonoridades e sensações à mistura para que as histórias possam ser mais do que um recurso didático, afirmando-se como um veículo de sensibilização artística e de promoção da leitura que abre portas ao envolvimento de toda a comunidade educativa.

A narração oral estimula a leitura e a sua otimização sensorial e sonora recriam viagens e ativam a imaginação e a criatividade. Educar para a leitura e para a arte é uma função primordial da escola. Desenvolver competências académicas, mas também artísticas, é um objetivo que assiste aos educadores de hoje em dia. Esta oficina apresenta-se como uma ferramenta extremamente didática, que permite, de uma forma simples e intuitiva, envolver a comunidade educativa nas práticas artísticas.

Objetivos a atingir:

  • Compreender a importância da leitura e da narração oral em ambiente escolar;
  • Desenvolvimento das competências no âmbito da leitura e da narração oral;
  • Questionar e problematizar as práticas de leitura e narração de contos;
  • Compreender a importância do som e da musicalidade no âmbito da narração;
  • Estimular o encontro com sonoridades e a partilha de recursos que permitam trabalhar a envolvência sonora;
  • Compreender a dinâmica da leitura e da narração enquanto veículo pedagógico e artístico;
  • Educar para as artes em ambiente escolar



Dulce Moreira
Membro fundador do coletivo O Som do Algodão. Especialista na arte de "multifazer", alia atividades de música em contexto pré-escolar e hospitalar à musicoterapia, à psicopedagogia e à arte de ser mãe. N’ O Som do Algodão cozinha sonoridades com a palavra e com a performance teatral. Desenvolve ainda oficinas artísticas para o público infantil e sénior, assim como formações para adultos. Mestre em Educação Especial, preocupa-se em criar projetos educativos artísticos feitos a pensar na inclusão de todos no processo criativo.

Mariana Santos
Membro fundador do coletivo O Som do Algodão, desenvolve trabalho como atriz há mais de dez anos, reunindo participações em mais de duas dezenas de peças teatrais e projetos coletivos. A paixão pela escrita despertou-lhe o interesse pela escrita criativa, tendo frequentado workshops formativos ministrados pelo escritor Mário Cláudio e pelo autor de contos infantis João Pedro Mésseder. No seio do projeto artístico O Som do Algodão é responsável pela criação de histórias e contos infantis e pela performance teatral, envolvendo palavra e música num conceito integrado. Mestre em História, Relações Internacionais e Cooperação e licenciada em Jornalismo e Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, desenvolve trabalho com o público infanto-juvenil na área de aquisição de competências ao nível da expressão escrita e dramática. Desenvolve ainda oficinas artística para o público infantil, assim como formações para adultos.

Inscrições: biblioteca@cm-tvedras.pt 
Formadoras: Dulce Moreira e Mariana Santos


Atividade Gratuita


Última atualização: 08.01.2019 - 12:12 horas
voltar ao topo ↑