Torres Vedras

Agenda

I Love Satie

Joana Gama

Até 3 de maio 2019 | 21h30 às 22h45

Música

Evento já ocorrido

Local: Teatro-Cine de Torres Vedras
Destinatários: M/6

Por ocasião do lançamento do disco SATIE.150 - uma edição apoiada pela Fundação GDA, com o selo da Pianola Editores -, o culminar das celebrações, que decorreram em 2016, do 150º aniversário de nascimento do compositor francês Erik Satie (1866-1925), a pianista Joana Gama traz a público um novo recital que segue a mesma ideia do recital de 2016: intercalar a obra multifacetada de Satie com a de compositores que o seguiram na exploração do som sem constrangimentos estéticos ou formais. Neste recital, as obras de Erik Satie - que convocam ambientes solenes, melancólicos e até dançantes - convivem com as de Marco Franco, Federico Mompou, Morton Feldman, John Cage e Vítor Rua, num delicado jogo de afinidades.

 

Programa

Pole position (2017) - Marco Franco
Les Fils des Étoiles - Gnossienne (1891) - Erik Satie
Musica Callada - Primer cuaderno (1951) - Federico Mompou

1. Angelico
2. Lent
3. Placide
4. Afflito e penoso
5.
6. Lento
7. Lento
8. Semplice
9. Lento 

Avant-dernières pensées (1915) - Erik Satie

1. Idylle, à Claude Debussy
2. Aubade, à Paul Dukas
3. Méditation, à Albert Roussel 

In a landscape (1948) - John Cage

Ogives (c. 1880) - Erik Satie

Première Ogive
Deuxième Ogive
Troisième Ogive
Quatrième Ogive 

Intermission 4 (1952) - Morton Feldman

Je te veux (1897) - Erik Satie

What time is it? (1996) - Vítor Rua

Embryons desséchés (1913) - Erik Satie

1. d’Holothurie
2. d’Edriophthalma
3. de Podophthalma

 

Joana Gama (Braga,1983)

É uma pianista portuguesa que se desdobra em múltiplos projetos quer a solo, quer em colaborações nas áreas do cinema, da dança, do teatro, da fotografia e da música.

Estudou no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, Royal Academy of Music - Londres e na Escola Superior de Música de Lisboa. Em 2010, na classe de António Rosado, concluiu o Mestrado em Interpretação na Universidade de Évora, onde defendeu, em 2017, a tese de doutoramento “Estudos Interpretativos sobre música portuguesa contemporânea para piano: o caso particular da música evocativa de elementos culturais portugueses” na Universidade de Évora, como bolseira da FCT.

No Prémio Jovens Músicos/Antena 2 (PJM) obteve o 1º lugar na categoria de piano – nível superior (2008) e acompanhamento de piano (2005). Obteve ainda o 3º lugar na categoria de música de câmara – nível superior (2004). Nesse âmbito tocou a solo com a Orquestra Gulbenkian no Concerto dos Laureados na Casa da Música e apresentou-se em recitais no Teatro São Luiz, na Casa da Música e foi ainda solista com a Orquestra do Algarve.

Como pianista e performer, nos últimos anos, Joana tem estado envolvida em projetos que associam a música às áreas da dança - "Danza Ricercata” e "27 Ossos" de Tânia Carvalho; "Trovoada" de Luís Guerra, "Pele" de Miguel Moreira, “Nocturno” em co-criação com Victor Hugo Pontes -, do teatro - "Benny Hall" de Esticalimógama -, da fotografia e do vídeo - “Antropia”, “Linha” e “terras interiores” de Eduardo Brito -, e do cinema - “La Valse” de João Botelho, “Incêndio" de  Miguel Seabra Lopes e Karen Akerman, “A Glória de fazer Cinema em Portugal” de Manuel Mozos e “Penúmbria” de Eduardo Brito.

No início de 2018 tocou “Vexations” de Erik Satie durante 14h na Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do Festival Pianomania!, tocou a solo no Panteão Nacional, no âmbito do Festival Rescaldo, e fez a 50ª apresentação da peça “Nocturno”, na Ópera de Lille, no âmbito do Festival Big Bang.

Talvez por se ter iniciado na música e no ballet em simultâneo, Joana Gama convoca para o ato de tocar piano uma particular expressividade, como se a postura e os graciosos movimentos que aprendeu na dança lhe tivessem ficado marcados no corpo.


Lotação: 400
acesso a público com mobilidade condicionada
Preço: 5
Comprar Bilhetes
Evento no Facebook

Teatro-Cine de Torres Vedras-

Horário de funcionamento
Em dias de espetáculo:
De quinta-feira a sábado: a partir das 17h00
Exceto espetáculos ao domingo à tarde: uma hora antes do espetáculo

Av. Tenente Valadim, n.º 19
2560 Torres Vedras

261338131
teatro.cine@cm-tvedras.pt
Localização Google Maps


Publicado: 13.02.2019 - 15:33 horas
voltar ao topo ↑