Torres Vedras

Agenda

Workshop de instrumentos antigos

Até 8 de junho 2019 | 11h00 às 13h00

Oficina infantojuvenil I Festival de Música Antiga de Torres Vedras

Evento já ocorrido

Local: Sacristia da Igreja da Graça, Torres Vedras
Destinatários: Pais e filhos

Possibilidade de crianças e adultos poderem contactar e conhecer instrumentos antigos da nossa tradição europeia, tais como o cravo, a flauta barroca e o violino barroco, dinamizado por professores destas disciplinas.



Marcos Lázaro, Violino

  • Mestre em Pedagogia da música, área de especialização: Violino Barroco;
  • Pós-graduação em Violino pela Universidade de Aveiro;
  • Professor de violino no Instituto Gregoriano de Lisboa e Salesianos de Lisboa.

José Rui Fernandes, Flauta Barroca

  • Licenciado em Flauta moderna pela Escola Superior de Música de Lisboa;
  • Mestre em Música antiga: Especialização em Flauta Barroca;
  • Professor de Flauta na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo (Linda a Velha).

Daniel Oliveira, Cravo

  • Licenciado em Musicologia pela Universidade Nova de Lisboa;
  • Licenciado em Órgão e Cravo pela Escola Superior de Música de Lisboa;
  • Mestre em Pedagogia musical (Escola Superior de Música de Lisboa);
  • Professor de Órgão, Cravo e Baixo-Contínuo na Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues, Atelier de Órgão da Santa Casa da Misericórdia (Torres Vedras) e Salesianos de Lisboa.

Info e inscrições: cultura@cm-tvedras.pt 


Atividade Gratuita


Lotação: 30

O I Festival de Música Antiga de Torres Vedras realiza-se, de 4 de maio a 8 de junho, nas igrejas e espaços históricos do concelho de Torres Vedras.

Olhando a riqueza patrimonial existente na região oeste, Torres Vedras apresenta-nos neste quadro histórico, um conjunto de obras arquitetónicas impregnadas de beleza e espanto.

O I Festival de Música Antiga de Torres Vedras aparece também como uma resposta de revitalização e valorização de todo esse património histórico existente nos vários locais do concelho de Torres Vedras, aliando a música da época praticada de forma historicamente informada, à beleza da arquitetura e acústica desses mesmos espaços.

Temos também neste Festival, a oportunidade de divulgar um repertório bastante diverso, sacro e profano, adaptado ao espaço, dando a conhecer ao grande público compositores e obras fascinantes da cultura europeia desde a idade média até ao pré-classicismo.

Apresentando concertos de elevada qualidade que tipicamente ouvimos nas grandes salas de concertos, este festival tem a particularidade de apresentar músicos de renome, bem como repertório de compositores como Bach, Vivaldi, Mozart entre outros, em igrejas e espaços das várias aldeias do concelho. Tornando assim a música antiga acessível a todos e para todos, este é um autêntico evento com “música fora do lugar”, fazendo destas localidades autênticos cenários de recriação histórica.

Relevando a formação e educação pela arte, todos estes concertos serão comentados e contextualizados, apresentando também instrumentos e práticas típicas das várias épocas da histórica da música.

Que este Festival seja marcante para as comunidades, numa autêntica “Festa da Música”, unindo património, educação, pessoas e locais, numa elevação dos mais nobres valores humanos.

Os concertos terão a duração de 45/50 minutos. No início do concerto haverá uma breve contextualização histórica do espaço.


Direção Artística: Daniel Oliveira 
Parceiros institucionais: Paróquias e juntas de freguesia envolventes; Escola de Música Luís Maldonado Rodrigues

Última atualização: 15.04.2019 - 15:45 horas
voltar ao topo ↑