Torres Vedras

Exposições

Exposição

Guerra Peninsular (1807-1814)

Museu Municipal Leonel Trindade

Em permanência

O século XIX é marcado por uma rutura com o Antigo Regime e uma mudança profunda no paradigma politico-social, fruto da revolução Americana e Francesa. É na sequência da Revolução Francesa, que se destaca Napoleão Bonaparte, como militar da revolução o grande protagonista da (...)

Exposição

Pintura dos Primitivos Portugueses

Museu Municipal Leonel Trindade

Em permanência

É de grande valor o conjunto de pinturas datadas do século XVI, que integram o núcleo do Museu Municipal.  O retábulo de cinco pinturas a óleo sobre tábuas de carvalho, provenientes da Igreja de Santa Maia do Castelo, representando a Anunciação, Visitação, Adoração dos Reis Magos, (...)

Exposição

Histórias do Zambujal: 50 anos do Instituto Arqueológico Alemão em Torres Vedras

Museu Municipal Leonel Trindade

Em permanência

Histórias do Zambujal: 50 anos do Instituto Arqueológico Alemão em Torres Vedras: do Holocénico (10.000 a.C. até ao presente) do vale do rio Sizandro; da fortificação calcolítica do Zambujal (III milénio a.C.); da evolução do sitio do Zambujal até aos nossos dias; da descoberta do (...)

Exposição

Santa Cruz - Passeio dos Poetas

Azenha de Santa Cruz

Em permanência

Fonte de inspiração secular, a Praia de Santa Cruz serviu de inspiração a diversos corações, entre os quais Antero de Quental, João de Barros e Kazuo Dan, que se deixaram embalar pela melodia do mar e contagiar pelo mais belo sol poente, compondo admiráveis textos poéticos, marcando para (...)

Exposição

O Morcego Bibliotecário

Sala de Exposições da Biblioteca Municipal de Torres Vedras

Até 25 de maio

Integrado em Torres Vedras - Cidade dos Livros

O Morcego Bibliotecário tem como pano de fundo um facto verídico reportado pela comunicação social: os morcegos, pela sua habilidade a capturar insetos, asseguram a preservação dos livros de algumas das mais antigas e relevantes bibliotecas portuguesas. Centrada no Franjinhas, um morcego (...)

Exposição

Ângelo de Sousa: Quase Tudo o que Sou Capaz

Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras

Até 2 de junho

Ângelo de Sousa (Lourenço Marques, Moçambique, 1938-2011, Porto), além de ser uma das figuras mais influentes da arte portuguesa da segunda metade do século XX, é um dos artistas melhor representados na Coleção de Serralves, com trabalhos realizados entre os anos 1960 e 2010, e que abarcam (...)

Exposição

Camelar

Arena Shopping, Torres Vedras

8 a 21 de abril 2019

A exposição tem como título "Camelar". Uma palavra em caló, e que significa "amar" em português. As fotografias selecionadas tentam transmitir a ideia de que, contra o ódio e a discriminação, devemos responder com amor. As imagens são todas, direta ou indiretamente, evocativas desta (...)

Exposição

A Liberdade

Sociedade de Instrução e Recreio, Maxial

25 de abril a 26 de maio 2019

Eduardo Gageiro captou, como poucos conseguiram, os momentos mais marcantes da revolução de Abril. Cristalizou para sempre, em poderosas imagens a preto e branco, os festejos da liberdade, o fim da guerra colonial, a consagração de direitos essenciais dos trabalhadores e outros momentos que (...)

Exposição

InTempo - Sempre a Mesma História

Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino

27 de abril a 29 de junho 2019

Integrado em Torres Vedras - Cidade dos Livros

A diversidade de autores e técnicas abordadas nas oficinas artísticas da Fundação AFID Diferença é o ponto de partida para este conjunto de obras inspiradas em diferentes personagens e narrativas. No entanto em todas as histórias há elementos que se repetem, nomeadamente a própria (...)

Exposição

28 de fevereiro de 1969, memórias do sismo

Edifício da Câmara Municipal de Torres Vedras

2 a 24 de maio 2019

Eram 03h42 da madrugada do dia 28 de fevereiro de 1969 (hora local) quando Portugal Continental foi despertado por um forte sismo. A vibração durou alguns minutos, tendo causado estragos acentuados, sobretudo no Algarve, e mais de uma dezena de vítimas, muitas delas por comoção. O evento (...)

Exposição

Exposição de Fatos e Fotos - Ministros & Matrafonas

Associação Ministros & Matrafonas, Rua Detrás do Açougues, nº11 A-B - Torres Vedras

4 de maio de 2019 | sábado

A Associação Ministros & Matrafonas abre as portas no dia 4 de maio, das 21h00 às 00h00 para que a população possa visitar a sua exposição de fatos e fotos. (...)

Exposição

Associativismo Ativo - Quem somos nós, o que fizemos e o que fazemos

Associação de Moradores Cultura Recreio de Fonte Grada

4 a 19 de maio 2019

Esta exposição tem o objetivo de proporcionar aos visitantes e sobretudo aos habitantes da aldeia a oportunidade de aumentarem o conhecimento sobre a identidade da mesma. Em paralelo, pretende despertar o interesse pela vida associativa, por meio das atividades efetuadas pela Associação. (...)

Exposição

Exposição de Fatos e Fotos - Ministros & Matrafonas

Associação Ministros & Matrafonas, Rua Detrás do Açougues, nº11 A-B - Torres Vedras

5 de maio de 2019 | domingo

A Associação Ministros & Matrafonas abre as portas no dia 5 de maio, das 21h00 às 00h00 para que a população possa visitar a sua exposição de fatos e fotos. (...)

Exposição

"Livro de Retalhos"

Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino

25 de maio a 29 de junho 2019

Exposição de livros de artista criados a partir de um desafio lançado a alunos do 11.º ano, da Área de Artes Visuais, da Escola Secundária Henriques Nogueira. Os alunos, orientados pela professora Rosário Lucas, trabalharam com as memórias e as histórias do grupo de seniores do Núcleo (...)

Exposição

"Tudo e mais alguma coisa"

Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino

25 de maio a 29 de junho 2019

De 25 de maio a a 29 de junho estará patente na Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino, a exposição "Tudo e mais alguma coisa". Esta exposição é uma junção de vários projetos que culminaram em várias exposições. Exposição "Emocionário"Exposição do livro construído pela (...)

voltar ao topo ↑