Torres Vedras

Laboratório de mediação leitora: Um testo para uma panela; um livro para um leitor

Laboratório de mediação leitora: Um testo para uma panela; um livro para um leitor

Uma das maiores angústias dos mediadores na sua relação individual com crianças e adolescentes é a sugestão de leituras. Não há regras nem modelos mas há estratégias que ajudam a transformar o processo numa experiência enriquecedora.

Este laboratório desenrola-se em dois momentos que podem ser autónomos. Um deles consiste numa oficina de formação única em que se propõem reflexões e estratégias de conhecimento do público infantojuvenil na sua diversidade e individualidade. O outro propõe a consultoria individual aos mediadores.

A bipartição do Laboratório de Mediação Leitora tem como principal objetivo desenvolver um diálogo de proximidade que permita aos mediadores adquirirem e aplicarem ferramentas simples e adequadas aos seus filhos ou educandos, designadamente no que concerne a sugestão de leituras.

 

Objetivos principais

  • Promover o conhecimento do leitor
  • Adequar leituras e estratégias ao leitor concreto
  • Divulgar livros e leituras

 

Programa

  1. Como se determina o perfil leitor: contexto, experiência, modelo, competência, motivação.;
  2. Leitor vivo, adormecido, intermitente, não leitor;
  3. Preconceitos: género, ilustração, número de páginas e tamanho da letra;
  4. Mediador: a urgência da exposição, como falar sobre livro e leitura;
  5. A prática da leitura em continuidade, experimentar e persistir;
  6. Livros: dos recursos seguros às surpresas desconcertantes, uma panóplia sem fim.

Não existem eventos agendados

voltar ao topo ↑