Laboratório de mediação leitora: Um testo para uma panela; um livro para um leitor
Uma das maiores angústias dos mediadores na sua relação individual com crianças e adolescentes é a sugestão de leituras. Não há regras nem modelos mas há estratégias que ajudam a transformar o processo numa experiência enriquecedora.
Este laboratório desenrola-se em dois momentos que podem ser autónomos. Um deles consiste numa oficina de formação única em que se propõem reflexões e estratégias de conhecimento do público infantojuvenil na sua diversidade e individualidade. O outro propõe a consultoria individual aos mediadores.
A bipartição do Laboratório de Mediação Leitora tem como principal objetivo desenvolver um diálogo de proximidade que permita aos mediadores adquirirem e aplicarem ferramentas simples e adequadas aos seus filhos ou educandos, designadamente no que concerne a sugestão de leituras.
Objetivos principais
- Promover o conhecimento do leitor
- Adequar leituras e estratégias ao leitor concreto
- Divulgar livros e leituras
Programa
- Como se determina o perfil leitor: contexto, experiência, modelo, competência, motivação.;
- Leitor vivo, adormecido, intermitente, não leitor;
- Preconceitos: género, ilustração, número de páginas e tamanho da letra;
- Mediador: a urgência da exposição, como falar sobre livro e leitura;
- A prática da leitura em continuidade, experimentar e persistir;
- Livros: dos recursos seguros às surpresas desconcertantes, uma panóplia sem fim.