Torres Vedras

Ambiente

A Câmara Municipal de Torres Vedras tem como missão zelar pela aplicação das disposições legais em matéria de ambiente, promover o desenvolvimento sustentável do Concelho e a melhoria da qualidade de vida dos seus munícipes.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030 definem as prioridades e aspirações para 2030, e constituem um referencial para responder aos desafios globais em consonância com os objetivos e linhas de atuação prosseguidas a nível nacional no domínio do ambiente e desenvolvimento sustentável, nomeadamente os decorrentes da Estratégia Nacional de Desenvolvimento Sustentável – ENDS 2015, a Estratégia Nacional para as Florestas, a Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020, a Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e da Biodiversidade 2030, o Programa Nacional para as Alterações Climáticas 2020/2030 e a Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas.

Assumindo as orientações dos instrumentos referenciados, compete aos serviços do Município de Torres Vedras gerir as áreas protegidas de âmbito municipal; desenvolver e promover ações e medidas de educação e sensibilização ambiental da população; gerir os equipamentos municipais de educação ambiental; elaborar candidaturas a projetos e a galardões na área do ambiente, sustentabilidade e energia; acompanhar a implementação do  Plano de Ordenamento da Orla Costeira; coordenar o controlo e fiscalização da orla costeira do Concelho; assegurar o controlo da poluição hídrica e costeira, atmosférica, sonora e do solo; realizar estudos e ações específicas que visem a proteção e defesa da qualidade ambiental e do património natural; e viabilizar a política municipal de gestão de resíduos, florestas e espaços verdes.

Notícias / Ambiente

Imagem da Notícia Torres Vedras na vanguarda dos “concelhos LED” do país

Torres Vedras na vanguarda dos “concelhos LED” do país

28.08.2019

O sistema de iluminação pública do concelho de Torres Vedras está a ser alterado, com a substituição das lâmpadas de sódio por lâmpadas LED, o que irá levar à melhoria da eficiência energética nos equipamentos de iluminação pública. (...)

Imagem da Notícia “Floresta nas Linhas 20.30” apoia arborização e rearborização do Concelho
Imagem da Notícia Risco de rutura de freixo no Jardim da Graça

Risco de rutura de freixo no Jardim da Graça

23.08.2019

A Câmara Municipal de Torres Vedras informa que, na próxima semana, irá proceder ao abate de uma árvore que se encontra no Jardim da Graça, na cidade de Torres Vedras, devido ao elevado risco de rutura associado a este exemplar. (...)

Agenda / Ambiente

Mais

Candidaturas para projeto de voluntariado na natureza

Concelho de Torres Vedras

Até 30 de junho 2020

A Câmara Municipal de Torres Vedras é parceira no projeto “LIFE Volunteer Escapes”, que permite criar oportunidades de voluntariado de longa duração. O projeto tem em conta a experiência de voluntariado local já existente, bem como iniciativas no âmbito de projetos de conservação da (...)

Cinema

Bang Awards | Candidaturas

Torres Vedras

Até 31 de agosto 2020

O Bang Awards é um festival internacional de cinema de animação, tendo como principal foco apoiar a produção de conteúdo (...)

Exposição

Há mar e mar, há lixo a voltar!

Centro de Educação Ambiental

Até 15 de setembro

Todos os anos milhões de toneladas de resíduos vão parar aos Oceanos. Na sua grande maioria as fontes do lixo marinho tem origem em terra (cheias, descargas dos rios, águas residuais, abandono de lixo, etc.), indicando que alguns dos nossos comportamentos podem colocar em causa a biodiversidade (...)

Atividade física

38º Concurso de Saltos Internacional do Vimeiro

Centro Hípico do Hotel Golf Mar, Porto Novo

13 a 15 de setembro 2019

O 38º Concurso de Saltos Internacional do Vimeiro está de regresso a Porto Novo, em Torres Vedras, entre 13 e 15 de setembro. A competição, que se assume como uma referência para os amantes da modalidade, irá decorrer no Centro Hípico do Hotel Golf Mar, recebendo cerca de 100 cavaleiros e (...)

Atividade física

Rota do vinho e da vinha

Ribaldeira (centro)

15 de setembro de 2019 | domingo

No dia 15 de setembro, às 09h30, terá início o percurso pedestre "Rota do vinho e da vinha", com ponto de encontro na Ribaldeira (centro). Um percurso que terá 13 km, duração entre as 2h30/3h00 e dificuldade de nível 3. Este passeio não é aconselhável a menores de 10 anos. Os (...)

Mais

Sessão Ordinária da Assembleia Municipal

Auditório do Edifício Paços do Concelho

16 de setembro de 2019 | segunda

No dia 16 de setembro, segunda-feira, pelas 21h00, realizar-se-á uma Sessão Ordinária da Assembleia Municipal de Torres Vedras, que terá lugar no Auditório do Edifício Paços do Concelho de Torres Vedras. Em cada sessão ordinária haverá um período para intervenção do público que (...)

voltar ao topo ↑