Relatório de sustentabilidade
2019
Em 2020, o município publica novamente o Relatório de Sustentabilidade segundo as novas diretrizes da GRI – GRI Standard 2018, promovendo, desta forma, a transparência, o aperfeiçoamento das suas práticas e a adoção dos princípios da sustentabilidade nas suas práticas diárias. Este novo documento pretende divulgar e relatar o desempenho económico, social e ambiental do Município de Torres Vedras do período de 2016 a 2019 (ainda que sejam encontradas referências ao ano de 2015), numa abordagem relacional repartida por três grandes áreas que avalia e reporta a sustentabilidade das opções estratégicas tomadas.
A elaboração do Relatório de Sustentabilidade decorre da consciencialização da importância dos princípios de equilíbrio financeiro, de responsabilidade social e de qualidade ambiental, bem como da importância de transmitir de uma forma transparente, simples e apelativa, os resultados atingidos. A análise efetuada ao desempenho do Município de Torres Vedras incluiu, dentro do possível, todos os serviços, edifícios e equipamentos geridos diretamente pela Câmara Municipal e são reportados tanto os aspetos que demonstram um bom desempenho, como aqueles onde existe um espaço de melhoria. Desta forma, este relatório permite:
- Tornar a informação disponível ao executivo, colaboradores e entidades externas;
- Aumentar a consciência sobre as questões abordadas no relatório;
- Analisar e monitorizar o desempenho interno nas áreas económica, social e ambiental;
- Elevar o potencial para melhorar a eficiência operacional das atividades camarárias;
- Identificar as áreas mais vulneráveis que deverão ser alvo de melhorias;
- Validar o compromisso do Município face aos valores sociais e ambientais
O Relatório de Sustentabilidade assume-se, ainda, como um meio de comunicar, interna e externamente, a situação relativamente ao trabalho realizado e à sua evolução em cada uma das diferentes áreas, potenciando a existência de um diálogo constante com as partes interessadas e a procura de uma melhoria contínua nos serviços prestados pela Câmara Municipal.
2016
Um Relatório de Sustentabilidade de uma câmara municipal constitui a avaliação do seu desempenho, realizada por uma entidade independente e idónea. Pretende o relatório, ainda, revelar aspetos que se apresentem deficientes, para que possam ser corrigidos e melhorados.
Este é o primeiro Relatório e surge no seguimento das questões da sustentabilidade desenvolvidas, como a Agenda 21 Local, onde cresceu a necessidade de pensar as questões da sustentabilidade para o Município em si.
Assenta igualmente em conceitos do Orçamento Participativo numa perspetiva de participação pública e participação representativa.
A sua elaboração decorre essencialmente da consciencialização da importância dos princípios de equilíbrio financeiro, de responsabilidade social e de qualidade ambiental, bem como da importância de transmitir de uma forma transparente, simples e apelativa, os resultados atingidos.
Esta noção está também patente no facto de a Câmara Municipal de Torres Vedras ter algumas divisões certificadas pela norma ISO 9001:2015, sendo estas a Divisão Financeira, Divisão de Recursos Humanos, Divisão de Desenvolvimento Social, Divisão de Gestão Urbanística, Divisão de Ambiente e Sustentabilidade, Divisão Administrativa e Divisão de Contratação Pública e Património. A Câmara Municipal de Torres Vedras é auditada por uma empresa de certificação externa aos seguintes locais:
- Centro de Informação Municipal à Juventude (PIJ);
- Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes;
- Centro Interpretativo da Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira;
- Centro de Educação Ambiental (CEA);
- Gabinete de Apoio à Deficiência Visual.
Este é o primeiro Relatório de Sustentabilidade da Câmara Municipal de Torres Vedras e faz uma análise ao seu desempenho de 2010 ao ano de 2015. Elaborado com as diretrizes do Global Reporting Initiative1, sintetiza a Missão, a Visão e os Valores que o Executivo camarário define e pratica no Município, numa abordagem relacional repartida por quatro grandes áreas e que avaliam e reportam a sustentabilidade das opções estratégicas tomadas.