100 jovens universitários participaram no IULCOME 2017 em Torres Vedras

20.09.2017

Cerca de 100 jovens universitários participaram em Torres Vedras, no passado dia 14 de setembro, no IULCOME 2017, uma ação de voluntariado destinada a jovens universitários de diferentes áreas de formação académica que integram o 1.º ano, subjacente à temática da sustentabilidade e responsabilidade social.

Esta iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Torres Vedras em parceria com o ISCTE, teve como objetivo promover o desenvolvimento das competências pessoais dos jovens universitários, através do voluntariado como exercício da cidadania ativa no concelho de Torres Vedras.

As ações de voluntariado concretizadas pelos jovens, no período da manhã, consistiram numa ação de limpeza de praia (lixo marinho e remoção de invasoras), que decorreu na Praia Azul e na Praia Centro de Santa Cruz; e atividades voluntárias (Volunteer Routes) na Associação Incluir +, Associação para a Educação de Crianças Inadaptadas (APECI), Canil Municipal, Lar de S. José e Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras.
Já durante a tarde os jovens realizaram trabalhos de grupo, no Torres Vedras LabCenter, e foram apresentados os resultados dos projetos das equipas. Na área do ambiente saiu vencedor o projeto “Campus Fértil”, que defende o aproveitamento de desperdícios alimentares ajudando o ambiente; e na área da responsabilidade social foi vencedor o projeto “Férias com patas”, que defende o combate à solidão de animais durante as férias.

Os projetos foram apresentados por alunos de diferentes áreas de formação, que passam pela Gestão, Serviço Social, Informática, Finanças e Contabilidade ou Gestão de Marketing, espelhando a importância da multidisciplinariedade na procura de soluções para problemas sociais.

Última atualização: 18.02.2019 - 15:05 horas