Torres Vedras

360imprimir

01.07.2019

Fotografia do logotipo da 360imprimir

A 360imprimir é uma startup sediada em Torres Vedras que disponibiliza produtos e serviços de marketing, que vão desde a impressão ao design. Trata-se da primeira gráfica online portuguesa e nasceu em 2013 pelas mãos de seis sócios: Diogo Silva, João Matias, Jorge Correia, José Salgado, Pedro Gaspar e Sérgio Vieira.

A empresa foi criada para dar resposta à procura por parte de pequenas e médias empresas, que não encontravam no mercado soluções acessíveis a nível de preço e que não exigissem a produção em grande quantidade.

O passo seguinte na estratégia da startup foi ir ao encontro das necessidades dos clientes, evitando os processos morosos que caracterizavam a indústria gráfica. Para isso, desenvolveram uma plataforma de comércio eletrónico, focada no “do-it-yourself”, em que de forma autónoma o cliente acede ao site da empresa, seleciona os produtos e as características que pretende, escolhe um design ou submete um design e recebe a encomenda de acordo com os prazos que selecionou.

Outro aspeto relevante prende-se com o facto de o negócio assentar no modelo fabless, ou seja, a empresa não tem capacidade de produção própria, trabalhando em articulação com várias gráficas. Este modelo de negócio facilita a evolução para novos produtos físicos impressos e ao nível dos serviços que lhes estão associados.

As várias lacunas identificadas no mercado transformaram-se numa nova oportunidade de negócio e, cinco anos depois, a empresa fechou 2018 a faturar 21 milhões de euros.

A grande vantagem da 360imprimir é, assumidamente, os preços praticados, que só são possíveis devido a um software de agregação inteligente que permite otimizar os custos. A vertente tecnológica está intimamente relacionada com o modelo de negócio da empresa, sendo essa a principal característica diferenciadora face à concorrência.

Diariamente, a 360imprimir expede cerca de 4.500 encomendas no país e está presente em mais de 20 mercados. No início de 2019 a empresa operava em Portugal, Brasil, México e Espanha, tendo entrado, em abril, em 17 novos mercados: Alemanha, Áustria, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos da América, Finlândia, França, Holanda, Itália, Irlanda, Noruega, Polónia, Reino Unido, República Checa, Suíça e Suécia.

A startup portuguesa conta com mais de 400 produtos disponíveis e o objetivo é chegar aos 20 mil, em três anos, com uma nova gama que incluirá itens como sacos, embalagens e consumíveis associados ao fabrico e à expedição de encomendas, revistas, catálogos, livros e derivados, etiquetas em rolo e algumas subgamas de produtos para o canal de restauração e hotelaria.

A 360imprimir emprega mais de 200 colaboradores, dos quais 50 trabalham no escritório de Torres Vedras. A empresa continua a recrutar e tem, neste momento, abertas mais de 100 vagas para vários departamentos.

 

B.I. da empresa

Nome: 360imprimir  

Área de atividade: E-commerce de produtos e serviços de marketing para pequenas e medias empresas

Fundação: 2013 

N.º de funcionários: 200

Faturação anual: 21 milhões de euros

Cofundadores: Diogo Silva, João Matias, Jorge Correia, José Salgado, Pedro Gaspar e Sérgio Vieira

Plataforma online: www.360imprimir.pt

voltar ao topo ↑