40 anos da Constituição foi o mote para o "Jogo do Município"

19.06.2017

“40 anos da Constituição da República Portuguesa: Igualdade – que desafios?” foi o tema do Jogo do Município neste ano letivo.

A respetiva Assembleia Final realizou-se no dia 14 de junho, no auditório do Edifício dos Paços do Concelho.

Recorde-se que o Jogo do Município é uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal destinada à comunidade escolar que consiste na simulação de um processo eleitoral, sempre subordinado a um tema específico, iniciando-se nos estabelecimentos de ensino e tendo como ponto alto a Assembleia Final.

Nela participaram a Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal, o CENFIM – Centro de Formação da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica e a Escola EB 2,3 S. Gonçalo, que apresentaram, respetivamente, as seguintes propostas: “Desigualdade no acesso às escolas do concelho de Torres Vedras”, “Igualdade de Género” e “Desigualdades de direitos/género”.

A proposta deste último estabelecimento de ensino foi a mais votada.

No decorrer desta edição do Jogo do Município os participantes tiveram a oportunidade de assistir a três reuniões de câmara públicas e a uma reunião plenária da Assembleia da República e de participar numa ação de formação subordinada à temática da Retórica e Política (intitulada “A organização do Estado em Portugal”), numa ação de formação subordinada à temática da “Diversidade na Igualdade” no âmbito do Roteiro Cidadania em Portugal (em parceria com a Secretaria de Estado para a Cidadania e a Associação ANIMAR) e na Semana da Europa com o Clube Sénior numa ação que contou com a presença do eurodeputado José Inácio Faria.

Os participantes na Assembleia Final terão futuramente a oportunidade de visitar os centros interpretativos das Linhas de Torres Vedras e do Castelo e de realizar um fim de semana lúdico-pedagógico.

Última atualização: 08.03.2019 - 18:01 horas