5 Docentes do Concelho recebem formação no estrangeiro

08.05.2012

Cinco docentes do concelho de Torres Vedras vão participar, durante os meses de maio e junho, em atividades de formação que decorrerão na República Checa e Noruega, no âmbito do Projeto Torres ‘E' - Experiência Educativa na Europa, desenvolvido pela Câmara Municipal de Torres Vedras em parceria com a Agência Nacional para o Programa Aprendizagem ao Longo da Vida (AN PROALV). As candidaturas aprovadas são de docentes das escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico do Maxial, Ameal, Maceira, A dos Cunhados e Ereira.

O Projeto Torres ‘E' destina-se a todos os docentes do pré-escolar e do 1.º ciclo do Ensino Básico do concelho e consiste numa bolsa de formação contínua para profissionais ligados à educação escolar que se inserem nas mobilidades individuais, financiadas pela Comissão Europeia, no âmbito do Programa Setorial COMENIUS.

Neste âmbito, a Divisão de Educação da Câmara Municipal de Torres Vedras realizou uma sessão de esclarecimentos inicial aos destinatários da iniciativa e prestou, numa segunda fase, o apoio aos docentes na elaboração das suas candidaturas individuais às Bolsas de Formação Contínua, que foram depois analisadas pela AN PROALV.

Dos 9 docentes que apresentaram a sua candidatura através do Projeto Torres ‘E', 5 viram as suas candidaturas aprovadas e irão participar nas seguintes atividades de formação: "Basis for Inclusive Education - Grunnlaget methodology - Concept Teaching Model" e "Encouraging Creative Thinking". As formações têm a duração de uma semana.
Após as respetivas mobilidades, os docentes irão apresentar um workshop relativo à sua experiência com vista à partilha com outros docentes.

Com este projeto, cujo objetivo é proporcionar aos docentes a oportunidade de aumentar os seus conhecimentos e melhorar as suas competências pedagógicas, será promovida a partilha de diferentes experiências educativas e a disseminação de novas aprendizagens, maximizando o impacto da formação nas instituições onde desenvolvem as suas práticas e nos diversos grupos de alunos.

Publicado: 22.04.2013 - 18:31 horas