Acessibilidade Inclusiva na Praça 25 de Abril

A Praça 25 de Abril, em Torres Vedras, foi intervencionada ao nível das suas condições de acessibilidade física e circulação pedonal. O objetivo foi promover a mobilidade suave como modo preferencial de deslocação em contexto urbano e assegurar uma efetiva equidade no acesso e fruição dos espaços e edifícios públicos.

A operação “Acessibilidade Inclusiva na Praça 25 de Abril” compreendeu um conjunto de ações de eliminação de barreiras arquitetónicas, alargamento de passeios, introdução de rampas, corrimãos e pavimentos confortáveis e relocalização de mobiliário urbano.

O espaço na frente do edifício da Igreja e Convento de Nossa Senhora da Graça foi transformado numa zona de carácter pedonal, sendo apenas permitida a circulação de transportes públicos de circuito urbano e veículos de emergência. Com a eliminação da zona de estacionamento e dos contentores de resíduos, foi criado um espaço livre de barreiras arquitetónicas, com pavimento estruturado para que, através de diferentes texturas, se torne facilmente apreensível para invisuais.

O acesso ao Museu Municipal Leonel Trindade, em funcionamento no Convento de Nossa Senhora da Graça, passou a realizar-se por uma plataforma de entrada com escadas e rampa, que permite o acesso a pessoas com mobilidade reduzida.

Em torno do Jardim da Graça foram suprimidas bolsas de estacionamento e redesenhados os eixos de circulação viária, criando uma cinta de circulação pedonal. Nos arruamentos a poente e norte do jardim, mantém-se o uso existente, com uma via de circulação de apoio ao hotel, estacionamento e parque de táxis. Na via a nascente da Praça 25 de Abril, a bolsa de estacionamento foi anulada, sendo criadas zonas de estacionamento para pessoas com mobilidade condicionada, para idosos, grávidas e pessoas com crianças de colo, para bicicletas e para motociclos e uma zona de paragem de autocarros urbanos, turísticos e de aluguer de apoio ao Museu e à Igreja.

No interior do jardim as intervenções foram pontuais, procurando resolver as questões de mobilidade. Sempre que possível, as escadas foram convertidas em rampas. Nas situações em que o declive existente obrigou à manutenção de escadas, estas foram requalificadas, adaptando-se o seu passo às dimensões regulamentares e equipando-as com corrimãos. Nas situações de degraus isolados, foi usada a extensão dos braços de acesso em calçada para nivelar o pavimento.

No âmbito da estratégia de mobilidade inclusiva, foi realizada a demarcação das zonas de circulação e de atravessamento dos eixos viários com sinalética táctil própria para invisuais. Complementando esta estratégia, foi ainda instalado um mapa táctil na Praça 25 de Abril. Este mapa contém informação gráfica relativa à planta do centro histórico da Cidade, à planta do espaço da Praça da República e aos alçados do Convento de Nossa Senhora da Graça, informação essa que é complementada por legendas e informação adicional em texto corrente e em braille.

Para além do condicionamento de trânsito em frente ao edifício da Igreja e Convento de Nossa Senhora da Graça, a alteração do sentido de trânsito da Rua Brigadeiro Neves Costa, no tardoz daquele edifício, permitiu reduzir a intensidade de tráfego na via que se manteve na Praça 25 de Abril.

Sublinhe-se que o projeto, que decorreu no âmbito do Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS) da OesteCIM, não contemplou o abate de árvores.

Números

Código do projeto: CENTRO-09-1406-FEDER-000072

Data de aprovação: 01-10-2020

Data de início: 01-09-2020