Ações de caráter pedagógico deram corpo a mais um “Mês da Alimentação”

22.11.2022

Imagem da ação “Produtores e Fornecedores locais visitam a Escola, o que gostarias de saber?”

“Aprender a valorizar os alimentos da nossa terra” foi este ano o tema da iniciativa “outubro, mês da Alimentação”, levada a cabo pelo Município, com a qual o mesmo pretendeu assinalar o Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro).

De frisar, relacionado com aquele tema, que valorizar os alimentos locais contribui para o consumo de produtos nacionais/locais e tradicionais do próprio país, bem como para uma economia local forte, e ainda, segundo os princípios da Dieta Mediterrânica como Património Cultural Imaterial da Humanidade, para a manutenção dos laços com a própria cultura.

E uma das ações da iniciativa “outubro, mês da Alimentação” consistiu na realização de conversas entre alunos do 1.º ciclo do ensino básico e, precisamente, produtores/fornecedores locais de alimentos para as cozinhas municipais, as quais se dedicam, recorde-se, à confeção de refeições escolares. Os cerca de 100 alunos das escolas básicas da Fonte Grada e do Sarge participaram nesta ação (que decorreu nas suas salas de aula), em que tiveram oportunidade de colocar questões sobre as produções para refeitórios escolares e respetivos processos de encomenda e entrega.

Também no âmbito da iniciativa “outubro, mês da Alimentação”, cerca de 100 alunos do 4.º ano de escolaridade (das escolas básicas de Torres Vedras, Padre Francisco Soares, da Boavista/Olheiros e da Fonte Grada) foram “Mini Inspetores dos Alimentos”. Nesta ação, esses alunos tiveram oportunidade de, fardados a rigor, visitar unidades de confeção de refeições escolares (do Município e de instituições particulares de solidariedade social), observando as respetivas áreas de cozinha, tomando conhecimento das temperaturas a que se guardam os alimentos e aprendendo sobre o circuito dos mesmos, para além de terem aproveitado para colocar questões e esclarecer dúvidas.

Outra ação levada a cabo no âmbito da iniciativa “outubro, mês da Alimentação” foi uma visita de estudo realizada a uma exploração de agricultura biológica, no caso à da empresa Biofrade (situada no concelho da Lourinhã). Os cerca de 55 alunos da Escola Básica do Sarge que participaram nessa visita tiveram ainda oportunidade de visitar o museu agrícola dessa empresa.

Igualmente no âmbito da referida iniciativa, cerca de 300 alunos (os da Escola Básica de Torres Vedras e os dos 2.º e 3.º anos de escolaridade da Escola Básica da Conquinha) assistiram, no Teatro-Cine, ao filme Dimensão S, um projeto que procura lançar o diálogo relativamente à importância dos bons hábitos alimentares, da adoção de um estilo de vida saudável e de bons comportamentos sociais.

De referir ainda, da iniciativa “outubro, mês da Alimentação”, um outro conjunto de ações: a realização do jogo itinerante e interativo “O Sabichão da Nutrição Vai à Escola”, em que participaram cerca de 50 alunos do 4.º ano de escolaridade das escolas básicas do Sobreiro Curvo e da Conquinha; a leitura do livro Gosto muito de… sopas e salada coloridas (o qual promove o consumo de sopas de legumes e de saladas junto do público infantil), que foi proporcionada a cerca de 65 alunos do 1.º ano de escolaridade das escolas básicas dos Casalinhos de Alfaiata, do Sobreiro Curvo, do Sarge e de Matacães, nas respetivas salas de aula; uma ação de sensibilização para a importância do pequeno almoço, relacionada com o PLICC (Plano Local de Integração das Comunidades Ciganas), que foi levada a cabo junto de cerca de 45 alunos das turmas dos 2.º e 3.º anos de escolaridade da Escola Básica Padre Vítor Melícias, também nas respetivas salas de aula; e uma sessão das “Conversas com Pais”, realizada no auditório do Edifício dos Paços do Concelho, que teve como oradora Gilda Ferreira e denominou-se “Alimentação na infância, pelos olhos do médico de família”.

Última atualização: 23.11.2022 - 10:51 horas