Acordo de Princípio para a redução do preço dos passes no Oeste foi formalizado

04.04.2019

Esta segunda-feira, 1 de abril, representantes da OesteCIM e empresas de transporte que operam na região (Barraqueiro, Boa Viagem e Rodoviária do Oeste), reuniram na sede da Comunidade Intermunicipal do Oeste, nas Caldas da Rainha, para formalizar o Acordo de Princípio firmado na passada sexta-feira, dia 29 de março, face ao Programa de Apoio à Redução Tarifária – PART.

No âmbito deste programa, a Comunidade Intermunicipal do Oeste decidiu, implementar, já desde o dia 1 de abril, o seguinte modelo de sistema de transportes:

- Passe Municipal não será superior a 30€; por exemplo, numa ligação municipal de Campelos para Torres Vedras o valor passa de 72,50€ para 30€, um desconto de 42,50€;

- Passe Intermunicipal será até 40€ (dentro da Região Oeste); por exemplo, numa ligação intermunicipal de Torres Vedras para Peniche o valor passa de 110,20€ para 40€, um desconto de 70,20€;

- Passe Inter-regional com os concelhos da Área Metropolitana de Lisboa, Lezíria do Tejo e Região de Leiria irá sofrer um desconto de 30%; por exemplo, numa ligação entre Caldas da Rainha e Lisboa o valor passa de 189,50€ para 132,65€, um desconto de 56,85€.

Para garantir que as novas tarifas entravam em vigor no dia 1 de abril foi feito um esforço coletivo entre a OesteCIM e as operadoras de transporte. O presidente da OesteCIM, Pedro Folgado, afirmou, contudo, que, nos passes inter-regionais, o processo ainda não está fechado, podendo, esse desconto, que é agora totalmente suportado pela Comunidade Intermunicipal do Oeste em cerca de 30%, ser alvo de majoração por força do processo de articulação com a Área Metropolitana de Lisboa e as comunidades intermunicipais da Lezíria do Tejo e da Região de Leiria.

Em conferência de imprensa, foi também referido por Pedro Folgado que a Comunidade Intermunicipal do Oeste irá comparticipar os passes de estudante 4_18 e sub23, garantindo que, até ao final do ano letivo, os alunos não serão prejudicados.

Exemplo de desconto aplicado aos passes 4_18 e sub23:

- Passe Combinado 4_18/sub23 - por exemplo, numa ligação Caldas da Rainha - Lisboa (escalão A): o valor passa de 75,80€ para 53,05€ (60% aplicados ao escalão);

- Passe Combinado 4_18/sub23 - por exemplo, numa ligação Caldas da Rainha - Lisboa (escalão B): o valor passa de 142,10€ para 99,50€ (25% aplicados ao escalão).

Sobre esta matéria, o presidente da Comunidade Intermunicipal do Oeste referiu ainda que irá conversar com a administração central sobre o eventual impacto financeiro para 2020 face ao apoio do IMT (Instituto da Mobilidade e Transportes) na comparticipação dos passes 4_18 e sub23.

Com estas medidas de apoio à redução tarifária, a Comunidade Intermunicipal do Oeste estima, no imediato, beneficiar milhares de utilizadores do sistema de transportes do Oeste e, assim, contribuir para reduzir significativamente os encargos que as famílias têm pela utilização do sistema de transportes e, como consequência, aumentar o seu rendimento disponível, fator que os 12 executivos municipais desta comunidade intermunicipal consideram de extrema relevância (municípios de Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras).

Última atualização: 04.04.2019 - 12:44 horas