Actividade do Grupo de Intervenção Ambiental para o Sizandro e o Alcabrichel

02.02.2007

O Grupo de Intervenção Ambiental para o Sizandro e o Alcabrichel tem vindo a levar a cabo um conjunto de acções com vista à despoluição destes rios.

Até à data, já foi efectuado um estudo de levantamento e caracterização das suiniculturas existentes no concelho, o qual foi apresentado às “Águas do Oeste, SA” e à “Trevo Oeste”, estando a Câmara Municipal a equacionar a possibilidade de vir a aderir a esta última entidade, que mostrou disponibilidade para o efeito. Esta eventual adesão tem em vista o tratamento colectivo de efluentes, provenientes não só das suiniculturas, mas também de outras explorações pecuárias e de agro-indústrias existentes no município, que estão a ser igualmente alvo de levantamento.

De referir que têm sido desenvolvidas diligências com o intuito de se solucionar o problema da má qualidade das águas na Foz do Alcabrichel.

Realce-se que o Projecto “Ciclovias e Eco Percursos ao longo dos Rios Sizandro e Alcabrichel” encontra-se na fase de anteprojecto, estando a ser desenvolvido com base na estrutura solicitada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo. Este Projecto insere-se num Plano mais abrangente, a propor para uma eventual candidatura a fundos comunitários, e que visa ainda a requalificação das respectivas linhas de água.

O Grupo de Intervenção Ambiental para o Sizandro e o Alcabrichel é composto pela Capitania do Porto de Peniche, a Associação Comercial e Industrial da Região Oeste, a Associação Inter-Profissional de Horticultura do Oeste, as “Águas do Oeste, SA”, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento, a Guarda Nacional Republicana, a Associação Portuguesa de Suinicultores, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, o Centro de Saúde de Torres Vedras, a Câmara Municipal e o Instituto da Água.
Publicado: 22.04.2013 - 18:12 horas