Adega Cooperativa da Carvoeira

11.05.2018

Adega Cooperativa da Carvoeira

A Adega Cooperativa de Carvoeira é uma empresa local que se destaca na produção e comercialização de vinhos. Sediada no Curvel, foi fundada em 1957 e iniciou a atividade vitivinícola em 1960. Herdeira de seis séculos de tradição, tem cerca de 200 associados ativos numa área total de 800 ha, que inclui vinhas no concelho de Torres Vedras e Alenquer.

A grande abrangência territorial confere diferentes caraterísticas que distinguem os produtos vinícolas da Adega de Carvoeira, que apresenta um misto de vinhas cuja influência atlântica origina vinhos mais frescos e ácidos. E uma área de vinhas, no interior, com influência do clima da serra de Montejunto que proporciona vinhos mais graduados e encorpados. A aposta passa por produzir castas típicas da região, adaptadas ao clima e terroir, como Castelão, Tinta Roriz e Syrah, no caso de tintos, e Fernão Pires, Arinto e Seara Nova, no caso de brancos.

A produção média anual ronda os 6 milhões de litros e integra vinhos regionais de Lisboa e DOC Alenquer. Àexperiência alia-se a mais moderna tecnologia de fabrico, estabilização, engarrafamento e expedição para garantir a qualidade. No processo de produção de tintos é utilizado o desengace total, com remontagem automática e controle da temperatura de fermentação, criando vinhos frutados e com complexa estrutura.

A empresa possui quatro lojas próprias de venda ao público, localizadas no Curvel, Santa Cruz, Lisboa e Cacém, que são responsáveis por grande parte das vendas. Os vinhos da Adega de Carvoeira podem também ser provados e adquiridos em grandes superfícies, no comércio tradicional e na restauração. O mercado externo tem aumentado de forma exponencial, exportando para quatro continentes, com uma maior presença no mercado do Brasil, Canadá, Alemanha e China.

O trabalho desenvolvido foi reconhecido, em diversas ocasiões, nos eventos da Câmara Municipal de Torres Vedras. Em 2017, o Velhos Tempos Reserva Tinto foi vencedor do Festival do Vinho de Torres Vedras, eleito, em prova cega, como o melhor dos nove vinhos a concurso. A internacionalização da marca já garantiu distinções além-fronteiras, como é o caso do primeiro lugar no Concurso Mundial de Bruxelas, em 2016.

Continuar a apostar na qualidade dos produtos e na relação de confiança com os parceiros comerciais é a ambição da Adega de Carvoeira, que procura acompanhar as tendências de consumo e lançar produtos diferenciados com combinações distintas. O objetivo passa por alargar, a curto prazo, a sua área de atuação ao enoturismo, passando a ser possível realizar visitas guiadas à Adega e provas de vinhos.

B.I da Empresa

Nome: Adega de Carvoeira

Área de atividade: Produção de vinho e sub-produtos

Localização: Estrada Nacional 9, nº5 Curvel, 2560-138 Carvoeira