Torres Vedras

Adega Cooperativa de Dois Portos

01.09.2018

Adega Cooperativa de Dois Portos

A Adega Cooperativa de Dois Portos é uma cooperativa torriense que se destaca na produção e comercialização de vinhos. Situada no centro da região demarcada de Torres Vedras, esta Cooperativa foi fundada a 24 de fevereiro de 1960 e iniciou a atividade vitivinícola em 1964, ano em que ficou concluído o projeto inicial. Atualmente tem cerca de 192 associados ativos que exploram no total 540ha de vinha.

A Adega aposta principalmente nos vinhos tintos, sendo que os brancos representam apenas 20% da produção. Com um encepamento variado e diverso, na produção de tintos são utilizadas castas como Castelão, Aragonêz, Syrah, Alicante Bouschet, Touriga Nacional e Cabernet. Já no caso dos brancos algumas das castas mais comuns são Fernão Pires, Arinto, Seara Nova, Vital e Viogner.

O clima temperado que caracteriza a região de Lisboa manifesta-se nos produtos vinícolas da Adega Cooperativa de Dois Portos. As particularidades do território, com uma grande diversidade de relevos e influência das neblinas e dos ventos atlânticos, criam vinhos brancos frescos, ricos em acidez e que envelhecem bem com os anos. Nos tintos o terroir da região proporciona vinhos ricos em estrutura, com boa intensidade aromática, algum corpo e boa capacidade de envelhecimento.

Adega Cooperativa de Dois Portos

A tradição alia-se à tecnologia no momento de produzir os vinhos da Adega Cooperativa de Dois Portos. As mais modernas técnicas de vinificação levaram à consequente melhoria da qualidade do produto final, mas a empresa mantém, desde sempre, o respeito pela matéria-prima, intervindo o menos possível no processo de produção.

Os vinhos da Adega Cooperativa de Dois Portos podem ser adquiridos na Loja da Adega, em Dois Portos, em pontos de venda em Algés e na Amadora e em grandes superfícies. O mercado externo tem vindo a aumentar, exportando para quatro continentes, com uma maior presença no mercado da China e de Africa.

A internacionalização da marca já garantiu distinções além-fronteiras, como é o caso da Medalha de Ouro atribuída ao vinho tinto Monte Judeu, no Concurso Mundial de Bruxelas 2018.

Continuar a afirmar-se “no mercado pela qualidade, vinificando em pequenas quantidades de forma a aproveitar todas as potencialidades do terroir desta região”, é a ambição da empresa que pretende “desenvolver parcerias de comercialização” para aumentar a presença no mercado nacional e internacional.

 

B.I. da Empresa

Nome: Adega Cooperativa Dois Portos

Localização: Av. 25 de Abril nº 76 Dois Portos

Área de atividade: Produtor / armazenista de vinhos

Fundação:1964

Nº de funcionários: 24

Faturação anual: 2.400.000€

Gerência/Administração: Luís Fernandes, Norberto Seixas, Jorge Correia.

Enóloga: Alexandra Mendes

Contactos: 261712150/6 | geral@acdoisportos.com