Adega Mãe

01.09.2012

A Adega Mãe, empreendimento na área da vitivinicultura, embora recente, é já uma referência na região devido às suas características inovadoras.

A começar pela arquitetura das suas instalações, de estilo vanguardista e oferecendo um enquadramento paisagístico singular, numa simbiose quase perfeita entre o campo e o edificado. Um trabalho projetado pelo arquiteto Pedro Mateus.

Nascida de uma paixão antiga existente dentro do grupo Riberalves, a Adega Mãe, situada na Quinta da Archeira (freguesia da Ventosa), foi inaugurada a 23 de novembro de 2011, tendo uma área de aproximadamente 40 hectares destinados à vinha e uma capacidade de produção de 1,2 milhões de litros por ano, apesar de neste momento a empresa estar ainda aquém dessa meta (produzindo atualmente cerca de 400 mil litros de vinho, sendo que cerca de metade das uvas é proveniente da sua propriedade). De salientar que essa atividade é dotada da mais avançada tecnologia.

Dory Colheita 2011 branco, Dory Colheita 2010 tinto e Pinta Negra 2010 tinto são os vinhos que a Adega Mãe comercializa, estando a preparar para entrar no mercado o Dory Reserva, o Dory Grande Reserva e o Pinta Negra branco. Para o futuro prevê-se a diversificação do leque de vinhos da Adega Mãe que terá sempre como máxima a qualidade. Em parte por essa razão cerca de 70% dos vinhos da empresa são exportados (para os países nórdicos e lusófonos, Estados Unidos e Ásia).

Segundo uma auto-definição da própria firma, “a Adega Mãe é o topo de gama em adegas, um templo erguido ao vinho e ao culto que lhe está associado, criteriosa, exigente na hora de produzir/comercializar, disponível, aberta no momento de compartilhar”.

Relacionado com esta última ideia, refira-se que outra vertente da atividade da Adega Mãe é o enoturismo. Nesse âmbito são proporcionadas visitas às suas instalações com provas de vinhos (o que pode ser complementado por um “brunch” com produtos tradicionais) e projeção de documentários educativos, passeios pelas suas vinhas, workshops e cursos de degustação. As instalações da empresa podem também ser alugadas para a realização de eventos. As mesmas dispõem igualmente de uma loja onde é possível adquirir os vinhos próprios e uma completa gama de acessórios relacionados com o mundo dos vinhos.

Em suma, este empreendimento trata-se, utilizando uma outra auto-definição da empresa, de “uma adega consciente da nobreza do vinho, respeitadora da sua tradição e empenhada em cultivar as suas origens”, a qual pretende “elevar o nome da região, criando vinhos modernos e originais”.

Nome: Quinta da Archeira – Sociedade Agrícola, Lda

Localização: Estrada Municipal 554 – Fernandinho, 2565-841 - Ventosa

Fundação: 2007

N.º de funcionários: 8